Solenidade na RMC comemora Dia Nacional do Bombeiro e troca de comando de grupamento em São José dos Pinhais 03/07/2017 - 11:10

Os bombeiros militares fazem parte de uma categoria de profissionais de segurança pública que fizeram um juramento de sangue de proteger o cidadão a qualquer custo, inclusive com a doação da própria vida se necessário. Essa característica, somada as qualidades e importância em meio à sociedade, faz do Corpo de Bombeiros uma das instituições mais queridas pela população que nesta sexta-feira (30/06) comemorou antecipadamente o Dia Nacional dos Bombeiros. Os nobres militares estaduais foram homenageados durante uma solenidade na sede do 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB), em São José dos Pinhais, onde ocorreu ainda a troca de comando da unidade.

01

Na solenidade foi comemorado o Dia Nacional do Bombeiro, instituído durante o governo do presidente Getúlio Vargas devido a importância que os Corpos de Bombeiros desempenham para salvaguardar as pessoas em situações de incêndio, acidentes em meios líquidos e de emergências. “É muito gratificante nós termos o reconhecimento da população, por outro lado, é uma responsabilidade enorme manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos de trabalho da corporação e queremos avançar ainda mais na qualidade do serviço prestado”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Juceli Simiano Júnior.

Ao som da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, houve a entrega de medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze aos militares estaduais que completaram 30, 20 e 10 anos, respectivamente, de serviços prestados na condição de bom comportamento. Um dos agraciados foi o subtenente Renato Setim, que há 32 anos serve na Corporação e foi agraciado com a medalha de ouro. “Considero uma das carreiras mais gloriosas que existem pela dedicação aplicada pelos sues integrantes. É uma satisfação receber esse reconhecimento, não tenho palavras para exprimir minha alegria”, salientou.

02

No evento também foi feita a entrega de um certificado aos bombeiros militares que encontram-se na reserva ou reformados. Um dos condecorados foi o sargento Nerverton Bozza, que integrou o quadro ativo da corporação por 23 anos e foi reformado após uma doença. “Tenho uma gratidão muito grande pela corporação por tudo que aprendi durante este tempo. Meu sonho sempre foi ser militar e consegui realizá-lo. Tenho várias lembranças que ficarão na memória”, disse.

Durante a cerimônia foi feita a passagem de comando do 6º Grupamento de Bombeiros, na ocasião o Tenente-Coronel Abrão Mahmoud Filho passou a função ao Major Edson Manasses. “Meu sentimento neste momento é de gratidão por esses 35 anos na corporação. Minha experiência aqui no 6º GB foi muito boa nestes quase quatro anos, consegui remodelar muitas questões administrativas, operacionais e treinamentos físicos. A mensagem que deixo para os mais novos é para que aproveitem cada momento”, destacou o Tenente-Coronel Abrão que segue para a reserva.

04

Para o Major Edson Manasses assumir o comando do 6º GB é uma realização profissional. “Tenho 32 anos de serviço e estou muito feliz com esta conquista, mantendo os pés no chão e contando com o apoio da Corporação. Esta unidade tem uma característica muito importante que pretendemos reativar que é a questão do atendimento a incêndio florestal e também a ampliação da nossa área de atuação, bem como da melhoria na área de prevenção e vistoria. Vamos fazer o possível para atender a população da melhor maneira”, afirma.

Segundo o Coronel Simiano, a função estratégica do 6º GB é muito importante na articulação do Corpo de Bombeiros no atendimento da RMC pois está responsável pelas atividades de busca, salvamento, combate a incêndio, ações de defesa civil, entre outras em uma aérea que tem uma concentração demográfica muito importante com grandes indústrias, exigindo um permanente acompanhamento. “Tenho a absoluta convicção de que o Major Manasses, pelo seu currículo construído dentro da Corporação, tem plena condição de exercer em nível de excelência esse trabalho, da mesma forma que o Tenente-Coronel Abrão fez nos últimos anos”, finaliza.

No evento uma ambulância do SIATE foi doada ao 6º GB pelo Grupo Boticário para atender São José dos Pinhais e região. Ao final do evento, todos os presentes foram convidados para participar de um delicioso coquetel.

03

Estavam presentes na cerimônia o Subcomandante-Geral da PM, Coronel Arildo Luis Dias; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Juceli Simiano Júnior; o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Assessor Militar do Tribunal de Justiça, Coronel Guilherme Teider Rocha; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), Coronel da reserva Izaias de Farias; o Coronel da reserva remunerada Josué Lemos da Silveira; o Comandante do 7º GB, Tenente-Coronel Ricardo Silva; o Diretor de Finanças da PM, Tenente-Coronel Artur da Costa; o Tenente-Coronel Edemilson de Barros representando o Secretário Chefe da Casa Militar; o Assessor Militar da SESP, tenente-coronel Ademar Piske; o Comandante do 2º GB, tenente-coronel Wilson José Mayer; o Comandante do 17º BPM, Tenente-Coronel William Kuczynski; o Comandante do 1º GB, Tenente-Coronel Samuel Prestes; o Chefe BM1, Tenente-Coronel Paulo Henrique de Souza; o Chefe BM8, Tenente-Coronel Gabriel Mocellin Júnior; o Ajudante-Geral do QCG, Tenente-Coronel Reginaldo Silva de Oliveira; o Comandante do 4º GB, Tenente-Coronel Fernando Raimundo Schung; representando o Corregedor-Geral da PM, Tenente-Coronel Luiz Marcelo Maziero; além de demais oficiais e praças, familiares, convidados e a comunidade.

05

Clique Aqui e baixe as imagens do evento.