Trabalho Social no Remanso da Pedreira e Lar dos Idosos São Vicente de Paulo 30/08/2016 - 13:56

O Segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente adotou duas Instituições: Remanso Pedreira e Lar São vicente de Paulo, onde na tarde da última sexta-feira foram realizadas diversas atividades pelo alunos do Curso de Formação Bombeiro Militar como parte da programação no mês de aniversário da PMPR.

A ONG Remanso da pedreira atende hoje 50 crianças com idade de 2 a 12 anos em situação de risco, tais crianças vem de famílias de baixa renda com histórico de violência e abandono. Foi criada pelo medico Luciano Yamamoto, que sensibilizado pela situação das crianças criou a ONG; no inicio o projeto acontecia em um “chiqueiro desativado”. Hoje esta em um novo ambiente que foi inaugurado em maio deste ano, que possui 6 blocos e 3000 m² de área total, com capacidade para mais de 1220 crianças, segundo a funcionaria Aline Soares será ampliado para 200 crianças nos próximos anos.

O Remanso da Pedreira recebe o auxilio da prefeitura na questão do transporte e na compra de alimentos, mas a maior parte do projeto é mantida de forma particular. Conta com 8 funcionários e 20 voluntários.

O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, é uma instituição filantrópica mantida pelos próprios moradores de Pato Branco, que atende hoje 40 idosos. Para se manter o Lar realiza eventos mensais, como a feijoada mensal. O evento é realizado com a ajuda de 50 voluntários. A instituição possui um total de 17 funcionários.

Os Alunos do CFSd foram divididos em dois grupos, no Remanso da Pedreira foram realizadas brincadeiras com as crianças como corrida do saco, da colher, explicação e colocação de EPI de combate a incêndio nas crianças, oficina de vertical, brincadeiras com a bomba costal e com balões de água , distribuição de doces, e a entrega de 200 Kg de alimentos a instituição.

O Lar de Idosos recebeu como doação produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza. Também foram realizados jogos de mesa, bingo, música. As senhoras do lar tiveram suas unhas pintadas e receberam várias bijuterias, já os senhores tiveram a barba feita.

Uma tarde muito proveitosa e de aprendizado, pois em diversos momentos ao sentarmos ao lado dos que lá moram os mesmos contavam sua história de vida, cheia de emoção, pois alguns que lá se encontram não possuem mais família. Doar um pouco do nosso tempo para pessoas tão especiais que nos mostram que apesar das dificuldades que a vida nos apresenta é preciso acreditar em dias melhores e ter muita fé na vida.