Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos 26/04/2016 - 16:44

O 1º Grupamento de Bombeiros realizou no dia 26 de abril de 2016 uma fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos.

A ação ocorreu na rua José Rodrigues Pinheiro, nº 3251, bairro Cidade Industrial de Curitiba, local escolhido pelo grande fluxo de caminhões que saem das rodovias e adentram ao município, transportando os mais variados produtos. Com início às 09h da manhã, a ação envolveu 10 veículos que transportavam líquidos inflamáveis, gases inflamáveis e substâncias perigosas diversas. Além de investigar a documentação do veículo, do condutor, da habilitação para transporte de produtos perigosos e do certificado do curso realizado, foi fiscalizada a condição dos veículos, o acondicionamento da carga, a presença dos itens obrigatórios de segurança e o conhecimento dos condutores sobre a utilização destes itens.

O Corpo de Bombeiros acompanhado de outros órgãos verificou os principais itens de segurança: equipamento de proteção individual, conjunto para situações de emergência, envelope de emergência, ficha de emergência e simbologia de risco.

A integração entre diversos órgãos é muito importante para o sucesso da fiscalização, tendo participado neste evento além de bombeiros militares do 1º Grupamento, efetivo do BPTRAN, COMPDEC de Curitiba e Vigilância Sanitária Municipal.

O Comando do 1º GB enaltece ações como essa, as quais prezam pela fiscalização intensa de modo a minimizar os riscos em caso de acidentes no transporte com Produtos Perigosos.