Treinamento de Salvamento Veicular 28/04/2016 - 09:36

Na data de 26 de Abril de 2016, o 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral – promoveu o Nivelamento de Salvamento Veicular voltado para o efetivo local. Participaram do treinamento 27 Bombeiros Militares que receberam treinamento teórico e prático de estabilização e outras técnicas afetas à modalidade, além de terem contato com diversos equipamentos e novas tecnologias de trabalho.

O objetivo principal com o treinamento, foi o de reciclar o conhecimento da tropa, resgatando conceitos e padronizando a atividade entre as diversas frações instaladas nas cidades do litoral do paraná.

O aluno Sd. QPM 2-0 Guilherme da Silva JORGE relata que “essa instrução tem muita importância principalmente no aprendizado de novas técnicas para o atendimento de ocorrências de resgate veicular.

Teve também um diferencial, pois foram apresentadas novas tecnologias e equipamentos para melhor realizar atendimentos”. Já o instrutor, Cap. QOBM Icaro Gabriel Greinert, comenta que ¨foi uma ótima oportunidade de trazer bombeiros de todas as cidades do litoral para que o conhecimento fosse nivelado entre eles e, posteriormente, espalhado por eles para demais integrantes de suas frações¨.

Esta instrução vem a somar com vários outros esforços do 8º Grupamento de Bombeiros para melhor preparar o efetivo, visto que em 2016 já se efetivaram quatro turmas de Salvamento em Águas Rápidas (rios, corredeiras e enchentes), além da capacitação de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (desabamentos) para oficiais de todo o estado.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros prossegue cumprindo com seu papel de salvaguardar vidas e promover maior tranquilidade para a população.