Treinamento de avaliação e abate de árvores 09/09/2015 - 10:54

A fim de atingir um elevado grau de excelência no cumprimento de sua Missão, o Corpo de Bombeiros do Paraná promoveu uma instrução, cujos objetivos foram a padronização dos procedimentos dentro das técnicas atuais de avaliação, poda ou abate de árvores, além da elevação dos padrões de segurança envolvendo o atendimento desse tipo de ocorrência. Durante os dias 02 e 03 de setembro, essa instrução foi realizada em Paranaguá para dez Bombeiros Militares do Litoral Paranaense.
A queda de árvores, principalmente aquelas de grande porte, pode gerar danos substanciais ao patrimônio, inclusive há relatos de óbitos ocorridos exclusivamente em decorrência desse fato. Obstrução de vias, interrupção do fornecimento de energia elétrica e de serviços de telefonia, quedas de muros e danos estruturais a residências são exemplos de possíveis danos.
A correta avaliação da necessidade da poda ou abate da árvore faz-se necessária para que não se incorra em crimes ambientais, mas também não seja subavaliado o risco de queda, mitigando então os possíveis danos.
Ademais, os trabalhos envolvidos não são simples, requerem conhecimento, treinamento e utilização de equipamentos de segurança. Durante as instruções os bombeiros ampliaram seus conhecimentos de técnicas para o corte, sempre primando pela sua própria segurança, de pessoas envolvidas e também do patrimônio.
Os objetivos foram atingidos e cabe aos militares, que participaram da instrução, a disseminação deste conhecimento aos seus pares e subordinados para que a população receba um serviço técnico, profissional e eficiente em situações emergenciais que envolvam este assunto.