Vazamento de Amônia 11/07/2016 - 10:36

Na data de ontem, dia 10 de julho de 2016, o 6º Grupamento de Bombeiros de São José dos Pinhais, atendeu à ocorrência de vazamento de produto perigoso envolvendo o gás AMÔNIA (NH3), no Bairro São Marcos.

A ocorrência contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais e Curitiba, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil do Município e Guarda Municipal, totalizando 19 viaturas e mais de 40 pessoas empregadas. Ao todo, foram 36 pessoas intoxicadas sendo 18 vítimas encaminhadas às unidades de pronto atendimento de São José dos Pinhais, todas em estado leve e estável.

O que é a Amônia?
Na indústria, a amônia (NH3) é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial.  A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.

O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas que apresentem os seguintes sintomas: dificuldade para respirar, náuseas e vômitos, que procurem as UPA’s mais próximas para procedimentos médicos.