Vítima se recupera após 20 minutos de procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP) 22/12/2017 - 15:40

Na tarde da terça-feira (19) a guarnição da ambulância, do caminhão e do SAMU, todos de Araucária, atenderam uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR), e tiveram a gratificação da vítima voltar a ter sinais vitais.

A situação aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros de Araucária, quando uma família chegou com uma vítima de 64 anos, cardiopata em parada cardiorrespiratória. A guarnição atendeu prontamente dando o suporte básico e pediu apoio ao SAMU. Incansavelmente a equipe dos bombeiros, 3º Sargento Farion, Cabo Jessé, Sd Ukan, Sd Adão e Sd Driele iniciaram o protocolo de RCP (reanimação cardiopulmonar). Após a chegada do SAMU, composta pelo Medico, Dr. Pedro Henrique Almeida, Enfermeiro Cleiton Vieira e o Socorrista William Lech, iniciaram o suporte avançado.

“Chegamos e estabelecemos o suporte avançado, vias aéreas, acesso e medicação, depois de 10 minutos o paciente apresentou pulso palpável, então iniciamos o procedimento de transporte com o auxilio da guarnição de bombeiros, foi encaminhado para a UTI do hospital Cruz Vermelha e durante o percurso ele apresentou melhoras no padrão neurológico e respiratório também.” Explicou o Enfermeiro Cleiton do SAMU.

O Cabo Jessé da Rosa definiu o sentimento dessa experiência. “Em 7 anos de SIATE, foi a primeira vez que vi uma reversão de PCR, experiência única, gratificante, um reconhecimento próprio que tudo que você treinou sobre protocolos realmente funciona, ainda ver a vítima tendo sobrevida, respirando sozinha e tendo grandes chances de continuar vivendo. Sinto-me realizado, saber que o que você está fazendo é importante, sem esperar reconhecimento pessoal”.

A médica do hospital da Cruz Vermelha que está atendendo a vítima, Dra. Mariana Mendes falou sobre o estado e as expectativas de melhora. “Ele está tendo uma boa evolução, nos consta que ele teve um infarto, mas ele está clinicamente melhor, começamos a reduzir a sedação dele, passou por exames neurológicos e não constou nenhuma lesão graças ao atendimento rápido no pré-hospitalar, e de ele estar sendo assistido durante a parada cardiorrespiratória.”

O Corpo de Bombeiros do Paraná se preocupa em capacitar e treinar diariamente toda a tropa, mas o fator pessoal faz toda a diferença e sabemos que nossa tropa é diferenciada nesse quesito.