Corpo de Bombeiros atualiza conteúdo programático para concursos 08/04/2024 - 14:28

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná atualizou o conteúdo programático para os concursos de ingresso nas carreiras de Soldado (CFP) e de Oficial Combatente (CFO). As mudanças são decorrentes da entrada em vigor da lei estadual 21.828, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em dezembro do ano passado. Pelo novo texto, os candidatos às duas modalidades precisam ter graduação em ensino superior - de qualquer curso, para os praças; e bacharelado, no caso dos oficiais.

As provas para os dois casos são divididas em dois núcleos, o principal e o secundário, além da redação. Para os futuros soldados, o núcleo principal do concurso inclui matemática, física, química e língua portuguesa, enquanto o secundário envolve disciplinas de história, geografia, primeiros socorros, segurança contra incêndio e pânico, combate a incêndio e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - confira aqui.

O conteúdo programático para a carreira de oficial é mais amplo. O núcleo principal é também composto por matemática; física; química; língua portuguesa; língua inglesa; administração pública; além de noções de Direito (administrativo; constitucional; direitos humanos; legislação aplicada ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná). O secundário é igual ao dos praças - história; geografia; primeiros socorros; segurança contra incêndio e pânico; combate a incêndio; e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nos dois casos, o conteúdo pode sofrer alterações. Os detalhes de cada certame serão definidos em edital próprio. Para participar da disputa, no entanto, é preciso, entre outras coisas, ter no máximo 30 anos de idade; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; além de ser aprovado tanto na prova escrita quanto nos testes de aptidão física e de habilidade específica. Também são exigidos exames clínicos, toxicológicos e psicológicos dos candidatos.

O próximo concurso para ingresso no CBMPR já foi autorizado pelo governador Ratinho Junior, com previsão de 130 vagas, mas ainda não tem data para ser realizado. Os editais aguardam trâmites legais para serem publicados.