Bombeiro do Paraná recebe certificação para avaliar cães de busca e resgate 12/04/2024 - 16:24

O soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira, integrante do Canil Central do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), de Curitiba, é o mais novo avaliador de cães de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

Ele, que já havia completado curso no Mato Grosso, participou como estagiário de arbitragem das provas de certificação de cães de busca e resgate realizadas em Florianópolis, pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Essa etapa, concluída com êxito, é pré-requisito para avaliar binômios (as duplas formadas pelo condutor e pelo cão) nas provas desta natureza.

Com isso, o soldado Pereto está oficialmente habilitado para avaliar cães em todo o território nacional, conforme regulamento do Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC) do Conselho Nacional dos Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), abrangendo provas de busca por varredura de área, tanto na modalidade vivo como na modalidade restos mortais.

Essa conquista representa também um avanço importante para as operações de busca e salvamento do CBMPR. Agora, a Corporação tem dois bombeiros certificados pelo CONABRESC - o outro é o sargento Rafael dos Santos Souza Vaz, do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (8º SGBI), de Cianorte.