Bombeiros do Paraná já resgataram quase 800 pessoas no Rio Grande do Sul 06/05/2024 - 09:18

Desde a última quinta-feira (2) pela manhã, quando a força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) chegou ao Rio Grande do Sul para auxiliar as vítimas das enchentes naquele estado, já foram resgatadas 786 pessoas. Os trabalhos têm se concentrado, nesse primeiro momento, em localizar e transportar para locais seguros cidadãos que ficaram ilhados, boa parte deles em cima do telhado de suas residências. Também estão sendo realizadas ações de ajuda humanitária, transportando alimentos, medicamentos e materiais diversos.

No último fim de semana, as atividades do grupo paranaense foram realizadas nos municípios de Eldorado do Sul e Canoas, ambos na região metropolitana de Porto Alegre. Apesar da trégua das chuvas, o nível do lago Guaíba segue mais de dois metros acima do nível considerado de inundação - na manhã desta segunda-feira, marcava 5,26 m, sendo a cota de inundação 3 m.

A força-tarefa mobilizada pelo Paraná é composta atualmente por 34 bombeiros militares, nove viaturas, seis embarcações e uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foram confirmadas as mortes de 78 pessoas - outras quatro estão sendo investigadas. Há ainda 105 pessoas desaparecidas e 134,3 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas, das quais 18,4 mil estão atualmente em abrigos públicos. Dos 496 municípios, 341 registraram problemas devido ao excesso de chuvas.

Doações - além da presença no estado vizinho, o Corpo de Bombeiros do Paraná também está contribuindo com a arrecadação de donativos para os milhares de gaúchos desabrigados em função dos alagamentos e deslizamentos de terra. Até quarta-feira (8), a população pode levar suas doações ao quartel mais próximo. Estão sendo coletados água mineral; alimentos não perecíveis; materiais de limpeza; materiais de higiene; cobertas; colchões e colchonetes; além de ração animal.

Envio de materiais - Nesta semana, em uma ação conjunta entre diferentes órgãos do Estado, o Paraná vai enviar alimentos, colchões, kits dormitório e copos d'água para reforçar o auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A Sanepar doará 3 mil caixas, com 144 mil copos d'água potável para o consumo da população. Já a Ceasa/PR está de prontidão para enviar seis toneladas de comida.

Na segunda-feira (6), quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná irão para o estado gaúcho com colchões e kits dormitório (composto por cobertor, travesseiro, lençol e fronha) para atender as pessoas desabrigadas. O envio dos alimentos e copos d'água será organizado junto com a Ceasa/PR e com a Sanepar para serem encaminhados ainda no início da semana.