Corpo de Bombeiros comemora 50 anos de atuação em São José dos Pinhais 19/04/2024 - 17:26

Em uma solenidade marcada pela exaltação à memória, na data de hoje (sexta-feira, 19), o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais celebrou o cinquentenário do início das atividades no município.

Na cerimônia, diversos bombeiros veteranos, da ativa, autoridades municipais e comunidade puderam compartilhar da história iniciada em abril de 1974, quando o incipiente serviço do Corpo de Bombeiros foi disponibilizado aos munícipes, com uma estrutura provisória próxima ao Aeroporto Afonso Pena, na Avenida Rocha Pombo. Na ocasião, três bombeiros formavam a guarnição diária para atender as emergências de incêndio da cidade e do aeroporto, bem como nos bairros vicinais curitibanos.

Prestigiaram o evento os comandantes veteranos que serviram no 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB) - sendo que alguns destes alçaram, também, o Comando-Geral da instituição -, além de oficiais e praças da ativa e reserva do CBMPR; da prefeita municipal de São José dos Pinhais, Nina Singer; autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo local; bem como profissionais da saúde que integram o SIATE da cidade.

Homenagens

Na oportunidade foram homenageadas pessoas que se dedicaram, dentro da esfera de suas atribuições, à salvaguarda de vidas e patrimônios dos são-joseenses, destacando-se ex-comandantes do 6º GB, praças veteranos e em atividade, médicos e enfermeiros do SIATE e autoridades do município, como a prefeita municipal, secretários das pastas do Planejamento e da Segurança e seus servidores.

A Câmara Municipal de Vereadores do município, por sua vez, acolhendo a proposta do vereador Abílio Alves, aprovou por unanimidade Votos de Louvor e Reconhecimento ao Corpo de Bombeiros, em comemoração à data festiva.

Para celebrar tal festividade foi organizada uma exposição com fotografias que remontam à trajetória da Corporação no município, bem como o lançamento do vídeo institucional alusivo aos 50 anos da prestação do serviço à comunidade são-joseense.

Entenda o histórico do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais

A trajetória do Corpo de Bombeiros em São José dos Pinhais está intrinsecamente entrelaçada com a história do aeroporto da cidade, cuja origem remonta à Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra, para garantir a defesa do continente americano, houve a construção de bases aéreas militares em diversas capitais do país. Para a base aérea de Curitiba, foi selecionada a região da Colônia Afonso Pena, em função de suas condições geográficas. Há um mito por trás dessa escolha: a região teria uma grande incidência de neblina, o que “esconderia” as pistas e dificultaria um possível ataque à base aérea.

Com o término da II Grande Guerra e com o pouco uso para fins militares, a base aérea passou a atender primordialmente a aviação civil.

Em 31 de maio de 1973 é criada, pelo Governo Federal, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a INFRAERO. Em 1974 o Aeroporto Afonso Pena deixou de ser administrado diretamente pelo Ministério da Aeronáutica, cabendo à INFRAERO a gestão desse ano em diante.

Neste mesmo ano, há informações de que se deu início às atividades do Corpo de Bombeiros na cidade, com uma estrutura provisória localizada nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena, na Avenida Rocha Pombo. Na ocasião, três bombeiros formavam a guarnição diária para atender as emergências de incêndio da Cidade e do Aeroporto.

Seu Primeiro comandante foi o 1º Tenente QOA Jorge Martins. Em 20 de março de 1975 foi inaugurado, nas instalações do Aeroporto Afonso Pena, mais precisamente na Vila dos Sargentos da Força Aérea, o primeiro quartel de bombeiros da cidade. Em 1978, por meio de convênio celebrado entre o Estado do Paraná e a INFRAERO, no ano anterior, transferiu-se o Quartel de Bombeiros para o interior do complexo do aeroporto, lá recebendo o nome de Seção Contra Incêndio, que findou-se em 2017.

Em 1980, criou-se o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), mediante Lei nº 021/80 e Decreto Municipal nº 237/80, o que possibilitou, em meados de 1982, a instalação de mais uma fração de bombeiros, localizada na Rua Janiópolis, nº 2001, bairro Cidade Jardim, que permaneceu ativa por 23 anos.

Em 1994, foi inaugurado o quartel Tenente Enéias Almeida Eidan, sob o comando do 1º tenente Luiz Mário Martins Moreira, com a denominação de 3ª Seção de Combate a Incêndio do 1º Grupamento de Incêndio (GI), defronte ao terminal Afonso Pena.

Com o pujante crescimento econômico e urbano, bem como pelo reconhecimento da excelência em atividades especializadas, os bombeiros são-joseenses foram agraciados com a elevação de sua Seção de Combate a Incêndio à condição de Sede de Grupamento de Bombeiros, surgindo assim, em 1994, o 6º Grupamento de Bombeiros, tornando-se sede administrativa regional de 29 Municípios da Região Metropolitana da Capital, conforme decreto Estadual 4489, de 27 de dezembro de 1994. Atualmente, após a criação em 2011, do 7º Grupamento de Bombeiros, o 6º GB tem como área de articulação 14 municípios da Região Metropolitana Sul.

Em 1996, São José dos Pinhais foi contemplada com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE, que nestes quase 28 anos de existência já realizou atendimento a mais de 90 mil ocorrências, salvando muitas vidas.

Ainda em 1996, foi realizada a primeira turma do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares, nas instalações da Seção Contra Incêndio no Aeroporto Afonso Pena. Desde lá, a cidade se tornou referência na formação de novos bombeiros: mais de 220 militares nos anos de 1996, 1997, 2005, 2010 e 2016.

Em junho de 2011, criou-se o Fundo Municipal de Prevenção e Atendimento a Sinistros (FUPASI), em substituição ao descontinuado FUNREBOM, com a finalidade de prover recursos para reequipamento; material permanente; estudos e projetos técnicos de prevenção e combate a incêndio; aquisição de imóveis; construção e ampliação de instalações; e despesas de administração e manutenção do Corpo de Bombeiros são-joseense.

Inúmeros materiais e equipamentos da mais alta tecnologia foram adquiridos por este fundo, mas no ano de 2021, houve o ponto de virada nas ações de combate a incêndios e salvamento no município: a aquisição de um caminhão Auto Bomba Tanque, de fabricação americana, da marca Spartan, único no Sul do país. O valor despendido foi de R$ 1,8 milhão e incrementou, sobremaneira, o serviço de bombeiros na cidade.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais conta com 55 homens e mulheres que trabalham diuturnamente para a manutenção da tranquilidade e salubridade pública de todos os cidadãos são-joseenses e daqueles que, por ventura, aqui se encontrem.

Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais: há 50 anos salvando vidas!

Fonte: 6º GB

GALERIA DE IMAGENS