Corrida de rua homenageia os guarda-vidas no carnaval 11/02/2024 - 15:33

A Praia Brava de Caiobá foi palco de um evento especial neste domingo de carnaval. Com a participação de 700 inscritos, entre militares, guarda-vidas e atletas em geral, o local abrigou a largada e a chegada da 1ª Corrida Guarda-Vidas. Com o objetivo de enaltecer uma das funções mais difíceis da Corporação e aproximar a comunidade da instituição, a prova teve percurso de 5 km, com largada às 7h30.

A iniciativa integra o calendário de corridas de rua de Matinhos. A organização do evento ficou a cargo do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CEFID-CBMPR), que teve apoio da prefeitura, das equipes do Verão Maior Paraná, e coordenação técnica da Leme Sports Eventos Esportivos.

“Escolheu-se o domingo porque normalmente é o dia mais tranquilo do carnaval. E, no feriado, sabíamos que haveria mais pessoas na praia. A ideia era aproveitar esse momento de descontração do pessoal para oferecer alguma coisa diferente da rotina”, explicou o capitão Giovanni Raphael Ferreira, chefe do CEFID-CBMPR. “A largada foi bastante cedo já para não impactar na vida das pessoas, mas sim poder trazer um carinho, um conforto e uma possibilidade a mais de diversão no domingo do carnaval. Foi uma experiência muito válida”, complementou.

Vencedores – Diante desse desafio em meio à folia do carnaval, quem provou que está com gás sobrando foi o cabo Robson Ferreira Alves, que terminou em primeiro lugar geral no masculino. Assim que concluiu a corrida, ele ainda entrou na água para ajudar a realizar um resgate. “Fazer essa prova é muito bom. A gente treina diariamente, então é a consagração do final da Operação Verão. E terminando a prova ainda consegui fazer um salvamento de dois adolescentes. A gente é bombeiro, guarda-vidas, 24 horas”, comentou o campeão, cujo tempo líquido foi de 15min54s. Ele participou do evento justamente na categoria guarda-vidas.

Entre as mulheres, a primeira colocada foi Marjorie Sandy Canile de Castro, da categoria comunidade. Ela cruzou a linha de chegada em 19min48s. “Eu treino corrida há alguns anos, mas fazia três anos que eu não competia, então foi uma surpresa muito boa esse primeiro lugar. O evento foi ótimo, estava tudo perfeito”, vibrou a delegada da Polícia Federal, que é casada com um bombeiro de Paranaguá.

As modalidades – O evento foi dividido em três modalidades: militares, comunidade e guarda-vidas (militares e civis). Cada uma delas teve premiação com troféu para os primeiros cinco colocados em geral, no masculino e no feminino.

A modalidade comunidade, aberta a toda a população, distribuiu também troféus para os três primeiros colocados em cada uma das 10 categorias por faixas etárias. O mesmo aconteceu entre os militares, cuja divisão foi em 5 faixas etárias. Todos os participantes que finalizaram o percurso levaram para casa uma medalha alusiva à prova.

Também receberam troféus seis guarda-vidas (três homens e três mulheres) pelo critério especial de representatividade. A homenagem foi  destinada aos que estavam com os uniformes mais completos (ou representativos) de guarda-vidas durante a disputa da prova.

Como a intenção era confraternizar e estimular a prática de esporte, a atividade física não poderia ficar restrita aos adultos. Assim, 25 crianças até 13 anos também puderam aproveitar a experiência na Corrida Kids, promovida com distâncias adequadas à idade dos pequenos atletas.

A soldado Bruna Pereira da Silva foi a grande vencedora feminina entre os militares, com o tempo de 20min54s. “Achei incrível, foi muito legal correr nesse percurso que é tão bonito. Teve um certo grau de dificuldade, tanto pela novidade de correr parte do percurso na areia, o que foi um diferencial bem legal, quanto pelo nível da prova, com tantos atletas superpreparados”, comentou ela, que destacou também a intenção da prova. “O diferencial mesmo foi a ideia de referenciar o guarda-vidas, profissionais tão incríveis. Acho que juntou o útil ao agradável. Eu curti muito”, finalizou.

Avaliação – A Corrida Guarda-Vidas foi a quinta e última atividade esportiva com envolvimento do CBMPR realizada no Litoral paranaense nesta temporada do Verão Maior Paraná. Antes, já haviam sido disputadas a Travessia dos Veteranos; o 3º Piriathlon de Areia; o Troféu Elite; e o Desafio Ronda dos Galáticos. Para o chefe do CEFID, essa programação intensa de práticas esportivas variadas trouxe resultados “grandes e significativos” para a instituição e para o Litoral.

“Movimentamos centenas de pessoas, estimulando a prática esportiva nas mais variadas idades, em todas as cidades e com várias modalidades: tivemos ciclismo, provas de natação, corrida. Além disso, ajudamos o Litoral paranaense, o comércio, a atividade socioeconômica de um modo geral, e integramos as subáreas de atendimento do CBMPR, as cidades do Litoral, com os nossos guarda-vidas”, disse o capitão Giovanni, destacando também os benefícios específicos ao trabalho da Corporação.

“Como esperamos que nossos militares estejam aptos o tempo todo, é por meio do esporte que vemos a qualidade física do bombeiro militar: o serviço do guarda-vida, por exemplo, através da natação, conseguimos apurar também a qualidade do serviço que será prestado”, comentou o chefe do CEFID-CBMPR. “Então, vemos os resultados como extremamente positivos. A gente consegue diminuir o nível de estresse da nossa tropa, promover saúde, qualidade de vida, incentivar o esporte e ainda entregar um bombeiro militar mais bem preparado para a missão fim, que é salvar vidas”, concluiu.

 

LINK PARA TODAS AS FOTOS (GOOGLE DRIVE)

 

Verão Maior Paraná - O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS