2º Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná é inaugurado em Manoel Ribas 26/03/2024 - 16:05

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) inaugurou nesta terça-feira (26), em Manoel Ribas, a segunda unidade de Quartel de Bombeiro Integrado do estado. A iniciativa consiste no trabalho conjunto de bombeiros militares e agentes da Defesa Civil em cidades com menos de 60 mil habitantes, por meio de convênio entre a prefeitura e o CBMPR. Pela legislação que rege o tema, em vigor desde novembro do ano passado, a Corporação é responsável pela direção e coordenação dos atendimentos prestados pela equipe local.

“É uma parceria em que a gente consegue potencializar os serviços prestados pela Corporação e com isso todos vão sentir a diferença, na questão de equipamentos, viaturas. Manoel Ribas começa a ficar mais independente nos atendimentos emergenciais, não só do Corpo de Bombeiros, mas também da Defesa Civil”, falou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.

Para implementar o projeto no município, o quartel foi reformado pela prefeitura municipal. A estrutura também foi reforçada com um novo caminhão de resgate e combate a incêndio. A partir de agora, a unidade, que antes era um Posto de Bombeiro Comunitário, passa a contar com três bombeiros militares e dois agentes da Defesa Civil.

São considerados agentes da Defesa Civil os servidores municipais ou de consórcio de municípios com formação no Programa Brigada Comunitária. Sua função é de apoio durante as missões, trabalhando sempre sob a supervisão de um bombeiro militar. A finalidade desse tipo de unidade é atuar de forma integrada nas operações de prevenção, combate a incêndio e a desastres, buscas, salvamentos e socorros públicos. Além da cidade de Manoel Ribas, esse grupo irá atuar em operações de socorro nas regiões de Cândido de Abreu e Nova Tebas.

“A implantação do modelo de Bombeiro Integrado em Manoel Ribas representa uma grande conquista para a população da região e para nós do 1° Subgrupamento de Bombeiros Independente (1ºSGBI) que passará a ter condições de atender de forma mais ágil e com maior qualidade às demandas de atendimento”, comentou a major Geovana Angeli Messias, comandante do 1º SGBI. “Embora estejamos iniciando os trabalhos com uma estrutura enxuta, o passo que estamos dando hoje é o marco que precisávamos para expandir os serviços de bombeiros na região garantindo a efetiva ação do estado nos socorros públicos”, complementou ela.

A solenidade marcou também o início do Serviço de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) na cidade, com a entrega simbólica de uma ambulância pela Secretaria de Saúde (Sesa). A medida amplia a capacidade de resposta do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (1º SGBI), com sede em Ivaiporã, e do qual faz parte o quartel de Manoel Ribas. O Subgrupamento passa a ter duas ambulâncias para atender aos 11 municípios sob sua responsabilidade (Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas e São João do Ivaí).

“Hoje é um dia muito feliz porque vimos todos os esforços da major Angela, do prefeito [José Carlos] Corona, na concretização desse sonho. Também porque é um projeto do comando do Corpo de Bombeiros que vem atender a comunidade, estendendo os serviços da Corporação de forma mais integrada e ativa nas mais variadas comunidades do Paraná. Uma ação que faz com que Manoel Ribas e região estejam atendidos da forma mais positiva e efetiva possível”, afirmou o tenente-coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do 2° Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM).

Satisfação evidenciada também nas palavras do subtenente Cleber Trova, comandante do 2º Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná. “É uma alegria, um grande avanço. A estrutura e a capacidade de atendimento estão aumentando. Serão bombeiros militares estaduais e brigadistas municipais atuando em conjunto. Aos poucos, virão mais recursos, com embarcações, outras viaturas, para dar maior suporte em caso de necessidade”, comemorou.

O primeiro quartel transformado em Posto de Bombeiro Integrado do Paraná foi o de Ibaiti, no Norte Pioneiro, que trabalha no novo formato desde 1º de fevereiro deste ano. Lá, o efetivo é composto por 10 bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil.

Entre as personalidades presentes ao evento estavam o deputado estadual e secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes; o prefeito de Manoel Ribas, José Carlos Corona; o prefeito de Nova Tebas e presidente da Amocentro [Associação dos Municípios do Centro do Paraná], Clodoaldo Fernandes dos Santos; e a diretora da 22ª regional de Saúde, Sílvia Bovo.