Quartel dos bombeiros de Foz do Iguaçu inaugura Espaço Kids 17/04/2024 - 15:59

Em evento realizado na última terça-feira (16), o 9º Grupamento de Bombeiros (9º GB), em Foz do Iguaçu, inaugurou um espaço voltado para as crianças que visitam o quartel. O Espaço Kids, que tem como objetivo levar atendimento mais humanizado às famílias que buscam o serviço da unidade, foi batizado de Brinquedoteca Juliana Almeida da Silva Bocchi. A iniciativa é uma homenagem à filha do Cabo RR Valdir Bocchi, que faleceu vítima de um câncer aos 9 anos, em 2009.

O espaço conta com brinquedos e livros, tendo a missão de entreter os pequenos, mas também buscando incentivar os hábitos de leitura de meninos e meninas. O local é decorado com o tema bombeiros, enaltecendo todo o heroísmo, cuidado, responsabilidade e respeito que move a profissão. Um fraldário completa o novo serviço à disposição dos visitantes.

O empreendimento saiu do papel por meio de uma parceria com os Rotary Club Três Fronteiras e Rotary Club Nova Fronteira, ambos de Foz do Iguaçu. A solenidade de início de funcionamento do espaço contou com a participação dos militares da unidade e seus filhos e filhas, além dos rotarianos. A presença especial ficou por conta da família da Juliana, que recebeu uma placa em homenagem à filha.

“Desde o primeiro momento que recebemos o telefonema, ficamos impactados com a honra de nossa princesa ter um espaço com seu nome. Depois, entrar na sala e ver cada detalhe, a decoração, tudo feito com amor, e ver o nome da minha filha como inspiração para outras crianças, não tem palavras”, comentou Solange Almeida da Silva Bocchi, esposa do cabo Bocchi e mãe de Juliana. “O que a gente vê nesse espaço é cuidado, é amor. E pra nós é gratificante. Foi o maior presente que poderíamos ter recebido”, relatou.

A mãe também destacou a importância da Corporação durante todo o tratamento da filha, inclusive como ponto de parada nos cansativos deslocamentos para a capital Curitiba, do outro lado do estado, onde realizava o tratamento. “Tivemos muito apoio da família Corpo de Bombeiros. E essa gratidão a gente guarda no coração. Esse elo representado pela brinquedoteca só reforça isso”, concluiu.

A sede em que se encontra a brinquedoteca é a maior do estado. Foi entregue à comunidade em setembro do ano passado, com 5,8 mil m² de área construída, em um investimento de R$ 27,5 milhões, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O quartel centraliza o serviço administrativo e operacional de 11 municípios da região Oeste - Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste.