Chuva forte e granizo causam estragos em Maringá

Quartel Central do 5ºGB (17/02/2022) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná começou a receber um extraordinário volume de ligações na linha 193 em torno das 18h de quarta-feira (16), depois que um temporal com forte chuva e granizo atingiu regiões de Maringá. A maioria das solicitações envolvia pedido de lona em razão do estrago nos telhados dos imóveis causado pelas pedras de gelo. No intervalo entre as 18h e 19h15min, foram registrados mais de 80 atendimentos telefônicos, perfazendo uma média de uma ligação a cada minuto. Diante do cenário atípico imposto pelos efeitos do evento climatológico, militares do serviço administrativo foram imediatamente remanejados para auxílio na triagem dos pedidos de socorro, a fim de que a população fosse atendida no menor tempo possível.

Exclusivamente relacionados aos prejuízos ocasionados pela chuva, vento e granizo, o Corpo de Bombeiros registrou 72 pedidos de atendimento. Desses, 55 versavam sobre pedido de lona em razão de avarias em telhado, e 16 eram sobre queda de árvores sobre rede elétrica, via pública, imóveis ou veículos. Pode-se constatar que quase 60% dos endereços atingidos eram do Jardim Alvorada, pois 42 ligações eram daquele bairro, enquanto o segundo mais atingido foi o Jardim Ebenezer, contudo com apenas 4 chamados. O restante ficou diluído em diversos outros pontos da cidade.

Ao mesmo tempo em que as ações de resposta eram desempenhadas (corte de árvores para normalização do direito de ir e vir, e a entrega de lona), foram também atendidas, das 18h às 23h30min, oito ocorrências com vítimas: 5 acidentes de trânsito, 1 ferimento por arma de fogo, 1 queda de objeto sobre pessoa e 1 caso clínico. Simultaneamente, o Samu também recebia chamados para atendimento de vítimas com volume acima da média.

Ainda que em torno das 23h tenha havido uma acentuada diminuição da procura por lonas, fica mantido o fornecimento deste material no quartel do Corpo de Bombeiros do Jardim Alvorada em virtude da chuva que voltou a cair na cidade canção perto da meia-noite de quarta-feira. Esta é a forma mais ágil para acesso ao material, em razão da altíssimo número de domicílios atingidos. Para tanto, é indispensável a apresentação de documento de identificação.

Informações que alterem o presente conteúdo serão veiculadas em novo release aos órgãos de imprensa.

Mídia do Corpo de Bombeiros: https://photos.app.goo.gl/KDaXTsserbE77BF89

• a