DIA DE TIRADENTES MARCA UM RECOMEÇO EM FOZ DO IGUAÇU

Foi realizado no dia 21 de abril, em Foz do Iguaçu/PR, uma solenidade em comemoração ao dia do mártir da independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier.

O evento, que marcou um recomeço após o período de formaturas com público restrito devido a pandemia, foi realizado conjuntamente entre o Comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Ten.-Cel. Amarildo Roberto Ribeiro e o Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Ten.-Cel. Adelar Davies.

Estiveram presentes no ato, autoridades civis como o Juiz Federal Matheus Gaspar, e militares, como os Comandantes da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Capitão de Fragatas Edésio Raimundo de Assis e do Major Qoav Fernando de Melo Nunes, Comandante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu.

Foi realizado a entrega de Medalhas Bombeiros da Tríplice Fronteira a personalidades civis e aos militares que se desempenharam papeis importantes nestes últimos anos para o crescimento e melhoria dos serviços da Unidade, Medalhas Policial Militar ao bombeiros em recompensa aos bons serviços prestados em serviço ativo e a medalha “Operações Em Incêndios Florestais - Ten.-Cel. RR João Carlos Pinkner” à 4 bombeiros militares pertencentes ao 9º GB, que atuaram durante 15 dias na “operação pantanal”, combatendo os incêndios que assolaram aquele importante bioma brasileiro.

Familiares dos de alunos do 5º Colégio da Polícia Militar e dos militares agraciados e membros da comunidade, lotaram as dependências do Posto de Bombeiros Vila A para prestigiar a solenidade. Tiradentes é o patrono cívico da nação, das polícias militares e civis brasileiras.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, festeja esta data porquê ela é um marco na honra aos profissionais da segurança pública que, mesmo com o risco de perder a própria vida, defendem, diuturnamente a ordem pública, baseados em ideais e valores de uma sociedade melhor, tal como o líder da inconfidência mineira.

Tiradentes foi enforcado há 230 anos pela coroa portuguesa quando lutava contra o governo colonial em um dos movimentos que visava a independência do Brasil. Deixou exemplo, história de luta e inspiração republicana:

“Se quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação”.

Tiradentes (1746-1792).

• Major Leonel lê a leitura da Ordem do Dia