Grandes incêndios ocorrem simultaneamente em Maringá e Sarandi

Quartel Central do 5ºGB (28/01/2021) - Na madrugada desta quarta para quinta-feira (27-28), o 5°Grupamento de Bombeiros realizou o atendimento de dois grandes incêndios. As ocorrências aconteceram em horários próximos, e empregou grande parte das viaturas para o combate às chamas.

INCÊNDIO 1

Às 22h55min da noite desta quarta-feira, guarnições foram empregadas para combater um incêndio em uma carreta com risco à residência no Jardim Independência I em Sarandi. Foram mobilizados 14 bombeiros militares em conjunto com três caminhões de combate a incêndio e resgate, um caminhão-tanque e uma caminhonete de gestão. As informações iniciais também descreviam duas vítimas no imóvel, motivo pelo qual houve também acionamento de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, uma do SAMU e um veículo de intervenção rápida, o VIR SAMU.

No local, constataram que um caminhão acoplado a uma carreta com borracha (material combustível inflamável), razão pela qual as chamas propagaram-se com facilidade. Além disso, o calor gerado colocou em risco uma residência próxima, onde estavam um casal de idosos, também proprietários do veículo sinistrado. Felizmente, nenhum deles feriu-se, mas um morador da região, que ao tentar arrombar um portão antes da chegada do Corpo de Bombeiros para assegurar a integridade física do casal, acabou ferindo-se, sendo atendido por nossa ambulância com contusão e edema em tórax, sendo encaminhado à UPA de Sarandi.

Parte de um toldo e a lateral de uma churrasqueira foram afetados, cujos resultados não foram piores em razão da pronta intervenção da viatura do aquartelamento de Sarandi. A ocorrência perdurou até 01h05min de quinta-feira. Até sua conclusão, enquanto ainda era realizado o rescaldo, a nossa Central de Operações registrou outro chamado para atender mais um incêndio de grandes proporções em uma edificação, dessa vez na cidade vizinha, Maringá

INCÊNDIO 2

O fogo consumia uma boate localizada na Avenida Monteiro Lobato, Zona 08. Rapidamente, foi despachado um caminhão de combate a incêndio e resgate que permanecia guarnecendo a cidade, ao passo que mais outras duas viaturas foram redirecionadas da ocorrência de Sarandi, bem como o Oficial de Socorro e a carreta-tanque.

Chegando ao endereço informado, foi constatado que as chamas assolaram um imóvel composto, predominantemente, de madeira, razão pela qual imediatamente a missão iniciou com duas frentes de combate. A Polícia Militar já estava no local realizando isolamento da área.

Por se tratar de madeira, elemento combustível que possibilita uma propagação muito rápida do fogo, o imóvel foi quase totalmente destruído, mas sendo possível preservar alguns objetos e pertences, ainda que o potencial calorífico do incêndio tenha sido potencializado pelos móveis e estofados que compunham o ambiente interno da edificação. Apesar dos danos materiais, desde a triagem foi-nos informado que a edificação havia sido evacuada, não havendo vidas humanas em perigo.

Foram utilizados cerca de 30.000 litros de água nesta operação, que permaneceu por duas horas e envolveu três caminhões de combate a incêndio, uma carreta-tanque, uma caminhonete de gestão e 11 bombeiros militares.

Confira os registros fotográficos dessas ocorrências:

Incêndio em Sarandi  > https://photos.app.goo.gl/rpyvE3cUpoLrvKREA

Incêndio em  Maringá > https://photos.app.goo.gl/EU8qbXxLi5PaPr7n6