Sessão especial na Câmara Municipal homenageia as ações da Campanha Setembro Amarelo Guarapuava 24/09/2021 - 15:17

Na última terça-feira, dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Guarapuava realizou Sessão Especial referente à Campanha Setembro Amarelo. Nela, houve explanações e discursos dos psicólogos Fernando Guiné e Jaqueline Puquevis de Souza; do médico psiquiatra José Cleber Ferreira, da diretora do Departamento de Cultura, Rita Felchak; do criador do Guarapuava Salvando Vidas, Arthur Mondin; e da comunicadora Mônica Córdova, principal coordenadora da iniciativa.

Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, João Napoleão, e o presidente da Comissão de Saúde, Vereador Pedro Moraes, entregaram, em nome do Poder Legislativo, uma Moção de Aplausos e Congratulações ao comitê da Campanha, em reconhecimento às ações promovidas objetivando informar a população sobre o suicídio e quais as formas de preveni-lo.

Também houve a apresentação, por parte do Vereador Pedro Moraes, do Requerimento nº 144/2021, o qual solicita ao Prefeito de Guarapuava a criação do Conselho Municipal de Saúde Mental na cidade. Assinaram como autores do Requerimento todos os vereadores e representantes das entidades envolvidas na Campanha Setembro Amarelo.

“O Conselho deverá formular as estratégias e controle de execução de Saúde Mental no município, em conformidade com as legislações, e promoverá, como órgão colegiado e deliberativo, discussões estimulando a participação comunitária, visando prioritariamente a melhoria de Saúde Mental no município de Guarapuava”, afirma a justificativa da proposição.

A Campanha Setembro Amarelo – A informação salva vidas! foi idealizada pela Rádio T e Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) e conta com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros, 16º Batalhão de Polícia Militar, 26º Grupo de Artilharia de Campanha, Associação Brasileira de Odontologia - Regional Guarapuava (ABO), Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Câmara Municipal de Guarapuava, CCBEU Guarapuava, Colégio Lobo, Guarapuava Salvando Vidas (GSV), Hemocentro Guarapuava, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Instituto Virmond, Lojas Maçônicas, Núcleo Regional de Ensino, OAB - Subseção de Guarapuava, Portal RSN, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Centro Universitário Campo Real, Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Shopping Cidade dos Lagos, Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), Sindicato Rural de Guarapuava, Uniguairacá, Unicentro, Festa do Soquete, Grupo de Mulheres Empreendedoras, Núcleo Regional de Ensino, Unimed Guarapuava, Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, SESC, Associação Guarapuavana Mundo Azul – AGMA, Interact e Deputada Estadual Cristina Silvestri.

Comunicação Social do 12º GB.