Banho Seguro - Praias

 

 

Pontal do Paraná - Posto Trapiche

 

Matinhos - Praia Mansa

 

Matinhos - Prainha

 

Guaratuba - Volta das Canoas

 

Guaratuba - Rio da Barra

 

Guaratuba - Caieiras Posto 2

 

Guaratuba - Brejatuba

 

Ilha do Mel

 

 

 

 

O vídeo te traz as especificidades do Posto Trapiche, que apresenta um buraco próximo à areia no canto das pedras, responsável por inúmeros afogamentos. Afogamentos estes que são facilitados pela presença de uma forte corrente na região. Tendo por fim, outro risco que é o tráfego elevado de embarcações.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Praia Mansa de Matinhos, apesar do nome, é responsável por inúmeros afogamentos, tanto pela falsa impressão de segurança que o mar se ondas transmite, quanto pelo salto de pedras. Outro risco é uma correnteza que passa por detrás da ilha e costuma colocar a vida de banhistas em risco.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo nadadores experientes podem não conseguir vencer as correntes presentes nas praias do litoral paranaense, Com a Prainha não é diferente. Importante também não saltar de pedras e ficar atento às sinalizações do Corpo de Bombeiros.

 

 

 

 

 

 

 

Volta das Canoas é o trecho do litoral com o maior índice de mortes por afogamento. Embora apresente um mar sem ondas, possui uma forte corrente de retorno, que evita que o banhista consiga voltar à areia e acabe se cansando, entrando em desespero e se afogando em seguida.

 

 

 

 

 

 

O Rio da Barra apresenta uma forte correnteza na enchente e na vazante da maré e banhistas que tentam atravesar o rio a nado e são pegos pela corrente, geralmente ficam exaustos e em seu desespero acabam se afogando. Outro risco é a ilha que pode ser acessada a pé durante a seca da maré, mas que deixa pessoas ilhadas com a subida da água.

 

 

 

 

 

 

 

 

O posto Caieiras apresenta várias pedras, e sendo assim, o nado não é recomendado, tanto pelo risco de colisão com as mesmas quanto pelo risco de ser pego por uma corrente de retorno, que está geralmente presente nestes locais

 

 

 

 

 

 

 

Assim como em vários outros pontos do nosso litoral, não é recomendado saltar de pedras, pelo risco que oferecem de danos à coluna ou mesmo morte, caso o banhista atinja o solo sob o mar. Também é comum encontrar correntes de retorno próximas a estas formações.

 

 

 

 

 

 

 

Neste vídeo você conhecerá as praias da Ilha do Mel e os riscos que cada uma representa, seja pelas numerosas correntes que podem inclusive colocar banhistas em rotas de navios ou pelas encostas rochosas.