Solicitar análise de projeto pelo Corpo de Bombeiros

O que é

Por meio desse serviço, você pode solicitar a análise do Projeto Técnico de Prevenção a Incêndio e a Desastres (PTPID) de edificações ou eventos. A análise é feita para verificar se as medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres estão de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros.

Quem pode solicitar

Proprietários, seus representantes legais ou responsáveis técnicos pelas edificações e eventos.

Observação: Os projetos devem ser elaborados por profissionais habilitados - como engenheiros e arquitetos - e que tenham registro nos respectivos conselhos profissionais.

Onde solicitar

Pela internet ou pessoalmente nas unidades de atendimento do Corpo de Bombeiros.

ATENÇÃO! A análise de projeto de eventos só poderá ser solicitada pessoalmente.

Como solicitar

Pela internet

• Clique no botão Solicitar
  • Informe os dados da edificação, como área, altura, número de pavimentos, ocupação, endereço e os dados do proprietário ou do representante legal
  • Após a solicitação de análise, leve o projeto técnico (documento físico) até uma unidade de atendimento do Corpo de Bombeiros

Pessoalmente

• Vá até a unidade do Corpo de Bombeiros com os documentos e o projeto técnico da sua edificação.

ATENÇÃO! Para solicitar análise de projeto técnico de eventos, vá até uma unidade de atendimento do Corpo de Bombeiros e apresente o projeto (documento físico).

Prazo

Os prazos variam de acordo com o tipo de projeto técnico - edificação ou evento. Os projetos técnicos de edificações são analisados conforme ordem de entrada. Já os de eventos seguem o previsto em norma específica.

O que diz a lei

Os critérios de exigência e apresentação, bem como os procedimentos para a elaboração de projetos de edificações, estão definidos na Norma de Procedimento Administrativo 002.

Já para eventos, os procedimentos estão estabelecidos na Norma de Procedimento Administrativo 005.

Outras informações sobre a legislação, você encontra no site do Corpo de Bombeiros.

Forma de atendimento:

Diferentes meios