3º Comando Regional de Bombeiro Militar

Brasão do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar

O 3º Comando Regional de Bombeiro Militar tem responsabilidade na circunscrição territorial sobre 136 municípios nos quais estão distribuídas as seguintes Unidades subordinadas:

I - 4º Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Cascavel, (41 municípios);

II - 9° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Foz do Iguaçu, (11 municípios);

III - 10° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Francisco Beltrão, ( 27 municípios);

IV - 12° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Guarapuava, ( 21 municípios);

V - 13° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Pato Branco, (15 municípios);

VI - 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede no município de Umuarama, (21 municípios).

3º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIRO MILITAR - CRBM
R. Jorge Lacerda, 2202 - Claudete
85811-350 - Cascavel - PR - MAPA

Mapa da Área de Atuação
Articulação

Notícias do 3º CRBM

Histórico

Os trabalhos do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM) sediado em Cascavel  Paraná, iniciaram-se no dia 06 de maio de 2019,  atendendo a Portaria 021 de 26 de abril de 2019 – que Dispõe da organização e atuação dos Comandos Regionais de Bombeiro Militar, efetivando-se sua implantação com o decreto n° 1552 de 05 junho de 2019 do Excelentíssimo Governador do Estado do Paraná Sr. Carlos Massa Ratinho Junior, que criou os Comandos Regionais na estrutura do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná e alterou a área de atuação de Unidades do Corpo de Bombeiros.

Desta forma o 3º Comando Regional de Bombeiro Militar passou a integrar o escalão intermediário de Comando, com responsabilidade administrativa e operacional perante o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná na circunscrição territorial de 136 municípios nos quais estão distribuídas as seguintes unidades subordinadas:

III - 10° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Francisco Beltrão, (27 municípios);

IV - 12° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Guarapuava, (21 municípios);

V - 13° Gurupamento de Bombeiros, com sede no município de Pato Branco, (15 municípios);

Os trabalhos no 3º CRBM iniciaram-se com 14 Bombeiros Militares, (05 Oficiais e 08 Praças)  tendo como Primeiro Comandante – o Sr. Ten.-Cel. QOBM Fernando Raimundo Schunig, o qual comandou o 3º CRBM no período de 06 maio de 2019 a 27 de fevereiro de 2020. Posteriormente o 3º Comando Regional de Bombeiro Militar foi Comandado pelo Ten.-Cel. QOBM Gelson Marcelo Jahnke no período de  28 de fevereiro de 2020 a 10 de nov. de 2020, e pelo Exmo Sr. Cel. QOBM Altemistoncley Diogo Rodrigues, no período de 01 de março de 2021 a 29 de set. de 2021.

Atualmente o efetivo é composto por 06 Oficiais e 11 praças e está sob o Comando do Ten.-Cel. QOBM Antonio Schinda o qual assumiu as funções em 07 de Janeiro de 2022.

Missão

O 3º CRBM integra o escalão intermediário de comando, visando a execução das missões de bombeiros em sua área de articulação prezando por:

“Aprimorar a eficiência na execução das atividades operacionais em suas áreas de responsabilidade através da conjugação de esforços administrativos, humanos e materiais existentes nas suas unidades e subunidades”.

E tem por incumbência:

• O desenvolvimento de ações operacionais estratégicas nas áreas de combate a incêndio, busca, salvamento, socorro público, ações de defesa civil e de prevenção a incêndio e a desastres, visando o emprego dinâmico e eficiente dos recursos humanos e materiais sob sua responsabilidade;
  • A propositura de distribuição do efetivo operacional, de forma que se atinja o menor tempo-resposta possível ao atendimento, com especial atenção aos pontos mais vulneráveis à ocorrência de sinistros;
  • Zelar pelo cumprimento da política operacional do Comando do Corpo de Bombeiros Militar e do plano de emprego operacional;
  • Zelar pelo cumprimento de questões afetas a manutenção de Justiça e Disciplina na área subordinada, bem como, zelar pela aplicação dos direitos do Efetivo;
  • Zelar pelo cumprimento da legislação afeta a Prevenção e Combate a Incêndios e a Desastres (SPCID) das Unidades subordinadas;
  • Coordenar a gestão logística dentro de sua área de atuação.

O 3º Comando Regional de Bombeiro Militar organiza-se em:

• I – Comandante;
  • II – Subcomandante;
  • III – Estado-Maior;
    • CRB1 (Seção de Pessoal, Informações e, Justiça e Disciplina);
    • CRB2 (Seção de Planejamento, Instrução, Defesa Civil e Relações Públicas);
    • CRB3 (Seção de Logística, Patrimônio, Orçamento e Finanças);
    • CRB4 (Seção de Prevenção e Combate a Incêndio e Desastres - Regional);
  • IV – Comissão Técnica de Terceira Instância;

Endereços e Contatos

Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar
Ten.-Cel Antonio Schinda.

SubComandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar
Major QOBM Rivelto Sokolowski.

Endereço:
Rua Jorge Lacerda, 2202 – Cascavel/PR