10° Grupamento de Bombeiros - Francisco Beltrão

Brasao do 10° Grupamento de Bombeiros - Francisco Beltrão

 

O 10° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Francisco Beltrão.
 

Agendamento Plantão Técnico

Para agendamento de reuniões relacionadas a Projetos Técnicos de Prevenção de Incêndio e Desastre (PTPID), entrar em contato através dos canais abaixo relacionados informando os dados da empresa e responsável técnico.

Telefone: (46) 3905-2111
Whatsapp: (46) 3905-2120

  Iniciar atendimento no chat

Horários disponíveis: terças e quintas-feira, das 8h30min às 11h.

 

 

10° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - FRANCISCO BELTRÃO
Avenida Prefeito Guiomar de Jesus Lopes, 700
CEP 85602-510 - Francisco Beltrão - PR
MAPA
Fone: (46) 3905-2100

 

 
Área de Atuação

O 10º Grupamento de Bombeiros atende vinte e sete municípios da microrregião Sudoeste do Paraná, totalizando uma população com mais de 356 mil habitantes e uma extensão territorial de 7768,095 km² conforme dados do IBGE em 2018.

Articulação

 

Notícias do 10º GB Francisco Beltrão

Mais notícias

 

 
Histórico

O Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades em Francisco Beltrão no dia 14 de dezembro de 1977, com a instalação do 2º Subgrupamento de Incêndio (2º SGI), o qual recebeu jurisdição sobre Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Salto Santiago. A unidade foi criada sob convênio do Estado, pelo então governador do Paraná, Jaime Canet Júnior e com a prefeitura de Francisco Beltrão, pelo prefeito João Batista de Arruda. Sua primeira sede foi instalada na então rua Goiânia, atual rua Giocondo Felipe, no bairro Vila Nova. Seu primeiro comandante foi o capitão Almir Moreira, contando com um efetivo de vinte e sete bombeiros, um veículo GM Chevette para o serviço administrativo e três viaturas Auto Bomba Tanque (ABT).

Primeira estrutura bairro Vila Nova

 

Em 22 de maio de 1978 a sede do 2º SGI foi transferida para Cascavel e o Posto de Bombeiros de Francisco Beltrão recebeu denominação de 4ª Seção de Combate à Incêndio (4ª SCI). Posteriormente rebaixada para 3ª Subseção de Combate a Incêndio, da 3ª SCI do 2º Grupamento de Incêndio de Ponta Grossa. Em 13 de março de 1985 a OBM (Organização de Bombeiro Militar) foi designada como 2ª Seção de Combate a Incêndio do 3º SGI (Pato Branco), subordinados ao 4º GI de Cascavel.

 

Parte do efetivo em 1979

Na foto, primeira fila: Cap. Jaime, Sgt. Navarini, Sgt. Zorzenon, Cb. Reginaldo, Sd. Manoel, Sd. Graça, Sd. Guilardi, Sd. Bello e Sd. Kichel. Segunda fila: Sgt. Saturnino, Cb. Lara, Sd. Valmor, Sd. Martins, Sd. Miguel e Sd. Vitomino.

 

Em junho de 1988, foi doado pela Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão um terreno para início das obras do posto avançado no bairro Cristo Rei, que foi construído com mão de obra exclusiva dos bombeiros e a maioria dos materiais doado por empresas do município, sendo inaugurado em 11 de novembro de 1988. Em fevereiro de 1995 a 2ª SCI passou a denominar-se 2ª Seção de Bombeiros do 3º SGB, ainda subordinados ao 4º GB de Cascavel. Em dezembro de 1997 a sede do comando mudou-se para o Posto Cristo Rei, passando a ter jurisdição também sobre o destacamento da cidade de Dois Vizinhos.

 

Posto Cristo Rei

 

No dia 18 de março de 2011 a unidade de Francisco Beltrão foi elevada a 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente (3º SGBI), atuando em 27 municípios do Sudoeste do Paraná com 03 Seções de Bombeiros, sendo a 1ª em Francisco Beltrão, a 2ª em Dois Vizinhos e a 3ª em Capanema, apoiados por 06 Postos de Bombeiro Comunitário que funcionam nas cidades de Ampére, Santo Antônio do Sudoeste, Planalto, Realeza, Salto do Lontra e São Jorge d’Oeste.

Buscando cada vez mais a excelência no atendimento foi inaugurado no dia 04 de maio de 2018 o Posto de Bombeiros Subtenente Delacir Ventura, na região norte de Francisco Beltrão. Esta nova estrutura, construída com recursos do FUNREBOM - Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, a chamada “Taxa de Combate a Incêndio”.

 

Posto Subtenente Delacir Ventura

 

No dia 04 de dezembro de 2018 foi realizada a solenidade de elevação do 3º SGBI a 10º Grupamento de Bombeiros, que tem sob sua responsabilidade mais de 357 mil pessoas que residem nos 27 municípios de sua área de atuação. O 10º Grupamento de Bombeiros foi criado através do Decreto Estadual nº 11.681, de 12 de novembro de 2018.

Cumprindo com a missão, esta corporação centenária sempre estará preparada e em condições de atuar para salvaguardar a vida e o patrimônio da população.

 

10º Grupamento de Bombeiros

 

 
Missão
Prestar serviço de prevenção e combate a incêndios, socorros públicos e Defesa Civil conforme dispositivo constitucional promovendo a manutenção da tranquilidade pública e melhores condições de trabalho ao efetivo.
 
Estrutura

Visando a melhor abrangência territorial o 10º Grupamento de Bombeiros está subdividido em dois Subgrupamentos de Bombeiros (SGB), que totalizam quatro unidades operacionais, sendo:

  • O 1º SGB com sede em Francisco Beltrão, que conta com dois Postos de Bombeiro, (Central e Cidade Norte), atendendo 14 municípios; 

 

10º Grupamento de Bombeiros

 

 

  • O 2º SGB sediado em Dois Vizinhos, com  a 1ª Seção de Bombeiros (SB) localizada neste município e a 2ª SB localizada no município de Capanema, atendendo 13 municípios.
2º Subgrupamento de Bombeiros
 
Viaturas e Equipamentos

ABTR – Auto Bomba Tanque Resgate

Considerado a "Caixa de Ferramentas", o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) é um dos mais equipados do Corpo de Bombeiros do Paraná. Possui em média um tanque com capacidade de transporte de 4.500 litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE), contando ainda com uma moderna bomba de combate a incêndio. Pode sem empregado nas mais variadas ocorrências como atendimentos em acidentes de trânsito, combate a incêndios, salvamento em altura, resgates em ambiente confinado, corte de árvores e demais atividades de buscas e resgates.

 

ABT – Auto Bomba Tanque

O Auto Bomba Tanque (ABT) é um caminhão de apoio que possui um tanque de água com maior capacidade e é utilizado nas operações de combate a incêndio destinado ao transporte e abastecimento de água. Possui uma bomba d’água que ao ser acoplada através das mangueiras de incêndio irá abastecer o tanque de outra viatura, geralmente um ABTR.

 

AA – Auto Ambulância

Veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.

AA-11597

 

 

ABS – Auto Busca e Salvamento

Viatura utilizada pelo Oficial/Respondente de área para deslocamento em apoio às guarnições de socorro. Conta com tração 4x4 e guincho elétrico, transportando materiais de atendimento em Acidentes com Múltiplas Vítimas,  equipamentos de proteção respiratória e combate a incêndio.

ABS 11788

 

 

ABS – Auto Busca e Salvamento Defesa Civil

Utilizado em diversos tipos de salvamentos, buscas e ações de Defesa Civil, a viatura Auto Busca e Salvamento (ABS) e adaptada para terrenos mais acidentados podendo transportar embarcações, botes, guarnições e equipamentos. Conta com tração 4x4, faróis auxiliares e um guincho elétrico. A ABS também é utilizada como viatura administrativa.

APC 11322

 

 

APC – Auto Posto de Comando

A Auto Posto de Comando (APC) é uma viatura projetada para ser um veículo versátil e atua com função de Posto de Comando Móvel. Em seu interior os militares dispõem de mesas e cadeiras, sistema de iluminação e tomadas para comportar a gestão em ocorrências de maior duração. Possui um gerador à combustão que permite o trabalho dos militares mesmo quando não houver energia na rede elétrica no local.

 

ATP – Auto Transporte de Pessoal

Veículo destinado a apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias. Transporta até cinco militares.

ABS 12443

 

 

MAS – Moto Aquática de Salvamento

Viatura empregada em operações de buscas e salvamentos aquáticos, atuando ainda como embarcação de ronda dos guarda-vidas nas operações verão do Corpo de Bombeiros do Paraná.

MAS-015

 

 

RPA – Aeronave Remotamente Tripulada

A RPA (“Remotely Piloted Aircraft", em português, Aeronave Remotamente Pilotada) é utilizada em diversas situações como monitoramento de incêndios, atividades de buscas e nas ações de Defesa Civil.

RPA

 

 

Estação Hidrológica

Utilizada para monitorando constantemente do Rio Marrecas em Francisco Beltrão, foi instalada no Quartel Central do 10º GB pelo Instituto Águas Paraná e SIMEPAR uma Estação Hidrológica. Além da estação, o 10º GB conta ainda com um sistema fotográfico de monitoramento das réguas de medição instalado no rio por uma equipe especializada do Japão.

Estação Hidrológica

 

 

Combate a Incêndio Estrutural/Urbano

O Equipamento de Proteção Individual utilizado em ocorrências de combate a incêndios estruturais é composto por:

  • Capacete MSA Gallet: possui um casco rígido com proteção térmica e mecânica, conta com óculos de proteção, além do ecrã frotal. Um dos melhores capacetes fabricados para tal atividade;
  • Conjunto Capa/Calça: composta por quatro camadas de tecidos, também oferece proteção mecânica e térmica, podendo suportar uma temperatura aproximada de 600ºC.
  • Bota: oferece proteção contra objetos perfurantes, biqueira e palmilha de aço, além da proteção térmica.
  • Luva/Balaclava: busca proteção térmica das áreas não protegidas pelo capacete e das mãos.
  • Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória: É fundamental para a segurança dos bombeiros quando adentram em ambientes com fogo e muita fumaça. Composto pelo cilindro de ar comprimido e a máscara respiratória.

Os materiais básicos para este tipo de atendimento são as mangueiras e esguichos de combate, além do equipamentos de entrada forçada Halligan e Tesoura Corta-Vergalhão. Estes são apenas alguns, dentre os mais variados materiais e equipamentos utilizados pela corporação.

Combate a incendio

 

 

Resgate Veicular

O Conjunto de Capa, Calça e Botas são os mesmos utilizados nas ações de combate a incêndio, porém itens como luvas e capacetes são específicos para esta atividade. O 10º Grupamento possui materiais de ponta que agilizam e profissionalizam o atendimento destas ocorrências. As ferramentas hidráulicas usadas na liberação das vítimas, calços de estabilização veicular, estabilizadores laterais e almofadas pneumáticas para elevação de cargas são alguns dos itens utilizados. 

Resgate Veicular

 

 

Salvamento em Águas Rápidas

As atividades de Salvamento em Águas Rápidas (SARp) necessitam de equipamentos que promovam a flutuação tanto do bombeiro quanto da vítima. Entre os principais itens destacamos a roupa de Neoprene que atua na proteção da pele e auxilia na flutuação e na manutenção da temperatura corporal, o colete flutuador, botas, luvas, capacete, mosquetão, canivete, o saco de arremesso e o bote inflável com remos.

SARp
 
Endereços e Contatos

Atendimento ao CIDADÃO

Serviço de Atendimento Remoto

Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp, por meio do número (46) 3905-2120.

Possibilita o acesso a informações e solução de dúvidas.

Para iniciar o chat, abra a câmera do seu celular e aponte para o QR Code abaixo ou clique no link: https://wa.me/message/IXHVMXL6COUSF1

Qr Code para conversa via Whatsapp

 

 

10º Grupamento de Bombeiros - Francisco Beltrão

Comandante do 10º Grupamento de Bombeiros - Francisco Beltrão
Tenente-Coronel  QOBM Heitor Soster

Subcomandante do 10º Grupamento de Bombeiros
Major QOBM Ivo Lúcio Fischer
 

  • Sede do 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão):

1º Subgrupamento de Bombeiros (1ª SB/1º SGB) - Quartel Central: 
Avenida Prefeito Guiomar de Jesus Lopes, n°700, Bairro Cristo Rei
CEP: 85602-510
Fone: (46) 3905-2100 / 3905-2111
E-mail: 10gb-b1@bm.pr.gov.br

Posto de Bombeiros Subtenente Delacir Ventura (Cidade Norte)

Alameda Laranjeiras, 81 - Pinheirinho
CEP: 85603-815
Fone: (46) 3524-9668
E-mail: 10gb-1sgb@bm.pr.gov.br

 

  • 2º Subgrupamento de Bombeiros de Dois Vizinhos (1ª SB/2º SGB)

Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 145 - Alto da Colina
CEP: 85660-000
Fone: (46) 3536-1498
E-mail: 10gb-2sgb@bm.pr.gov.br

 

  • 3ª Seção de Bombeiros de Capanema (3ª SB/2º SGB):

Rua Otávio Francisco de Matos, 1038 - Centro
CEP: 85760-000
Fone: (46) 3552-3915
E-mail: 10gb-2sgb-3sb@bm.pr.gov.br

 

  • Programa Brigada Comunitária (PBC)

PBC Ampére:

Av. das Missões, 1470 - Centro
CEP: 85640-000
Fone: (46) 3547-3528 / 99976-9055

PBC Santo Antônio do Sudoeste:

Rua Dona Mariquinha, s/n - Jardim Arisi
CEP: 85710-000
Fone: (46) 3563-8009 / 99104-4173

PBC Salto do Lontra:

Rua Valdevino Brustolin, n.º 538 - Bairro Cooperativa
CEP: 85670-000
Fone: (46) 3538-2047 / 99117-7789

PBC São Jorge d'Oeste:

Av. Iguaçu, s/n - Centro
CEP: 85575-000
Fone: (46) 3534-2011 / 98828-6808

PBC Realeza:

Av. Rubem César Castelani, 3806 - Bairro Cazaca
CEP: 85770-000
Fone: (46) 3543-2901 / 99912-9346