2° SGBI comemora 11 anos de sua elevação como Subgrupamento de Bombeiros Independente 14/02/2022 - 13:51

Neste dia 14 de fevereiro o 2° SGBI comemora 11 anos de sua elevação como Subgrupamento de Bombeiros Independente.

A primeira unidade do Corpo de Bombeiros em Pato Branco foi inaugurada em 1980 e ao longo dos anos passou por diversas reestruturações, entre elas, sob o comando do 1º Tenente Marcos Donati, a então Seção de Combate a Incêndio do 3º Subgrupamento de Incêndios, pertencente a Cascavel, foi elevada à condição de Subgrupamento de Bombeiros Independente por meio do Decreto Estadual nº 8480 de 01/10/2010, tendo como seu primeiro Comandante, o Major QOBM Ezequias De Paula Natal, que assumiu no dia 14 de fevereiro de 2011.

A partir de 2011 o Segundo Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco – 2° SGBI passou a ter autonomia administrativa e subordinação direta com o Comando do Corpo de Bombeiros em Curitiba, sendo responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamentos e ações de defesa civil nos municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. Essa expansão trouxe aumento do efetivo, viaturas e equipamentos, garantindo o aumento da capacidade de atendimento.

Somente no ano de 2021 o 2° SGBI atendeu 2.647 ocorrências, sendo 1.407 atendimentos pré-hospitalares e 748 ocorrências relacionadas a incêndio em edificações e veículos. Já no setor de prevenção foram realizados 9.582 processos de licenciamento e 1.121 fiscalizações, além de serem analisados 1.062 Projetos Técnicos de Prevenção a Incêndio e a Desastres (PTPID) de edificações ou eventos.

Atualmente o 2° SGBI tem como Comandante o Major Alecsander Aparecido Dornelas e a Capitã Karolyne Alice de Castro como Subcomandante da unidade.