Governo do Estado cria o 13° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Pato Branco 16/12/2022 - 14:46

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai transformar o Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco no 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado. A elevação de nível amplia a estrutura existente na cidade e dá melhores condições aos profissionais da área de segurança pública que atuam no local de atenderem as demandas de 14 municípios da região Sudoeste.

A medida acontece um dia após o aniversário de 70 anos de Pato Branco e, segundo Ratinho Junior, era necessária para acompanhar o desenvolvimento da região. É também um reflexo da maior autonomia que o órgão terá a partir da emancipação da Polícia Militar, cuja Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema enviada pelo Poder Executivo acaba de ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

Na avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a mudança se traduz em mais alcance, viaturas e equipamentos, estrutura de gestão, autonomia e representatividade pública e política e, por consequência, mais celeridade no socorro à população.

Presente no ato, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, agradeceu o empenho do Governo do Estado em atender o pleito da administração municipal.

De acordo com o deputado estadual Guto Silva, que representa a região, a medida aprovada pelo Governo do Estado é uma conquista histórica e o pagamento de uma dívida com a cidade.

Também participaram da assinatura, no Palácio Iguaçu, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa), Gilson de Souza e Luiz Fernando Guerra; o deputado estadual eleito Luís Corti; o Comandante do 2° SGBI, Major Alecsander Aparecido Dornelas, o vereador Lindomar Rodrigo Brandão; e representantes de associações comerciais de Pato Branco.

Fonte: Agência Estadual de Notícias. Disponível em https://bit.ly/3uZyY0t.