Instrução de Combate a Incêndio para os alunos do Curso de Formação de Praças 03/02/2023 - 14:41

Entre os dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro de 2023 os 22 alunos que estão realizando o Curso de Formação de Praças – CFP no Núcleo de Ensino do 13° Grupamento de Bombeiros realizaram, no município de Toledo-PR, instruções práticas de combate a incêndio, marcando o encerramento dos módulos de técnicas e táticas de combate. As aulas foram realizadas em conjunto com os alunos do CFP do 10° Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão.

A instrução foi dividida em duas partes, sendo a primeira destinada ao combate a incêndio estrutural - Simulador de Fogo Real Fase II e a segunda relacionada há fenômenos extremos do fogo - Doll House (Casa de Boneca) - que simula backdraft e flashover, ambos definidos como comportamentos extremamente perigosos do fogo.

O flashover pode ser definido como uma ignição súbita, que ocorre quando o calor gerado pelo fogo se propaga para outros materiais combustíveis que estejam dentro do ambiente. Já o backdraft se refere a uma ignição explosiva, conceituado como uma explosão decorrente da entrada repentina de ar, num ambiente pouco ventilado com grande concentração de gases aquecidos.

O ensino prático faz parte da disciplina de Combate a Incêndio, a qual possui uma carga horária de 108 horas-aula, sendo uma das principais disciplinas ministradas durante o Curso de Formação dos alunos Bombeiro-Militares.