Novo Serviço Remoto de Atendimento ao Público do 1° GB 17/11/2021 - 22:14

O Primeiro Grupamento de Bombeiros implantou o Serviço Remoto de Atendimento ao Público disponibilizado aos cidadãos por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp e Telegram.

Criado com o objetivo de proporcionar maior agilidade e comodidade tanto para o cidadão quanto para a instituição, o atendimento remoto se apresenta como uma alternativa eficaz por meio da qual as principais demandas dos cidadãos são atendidas de maneira instantânea.

O processo de criação desta nova ferramenta foi realizado por meio de uma análise das solicitações que chegavam ao Setor de Atendimento ao Público do 1º GB e posterior identificação das dúvidas mais frequentes entre os solicitantes. Dentre essas dúvidas, foi verificado que a maioria delas tratavam-se de situações que poderiam ser solucionadas rapidamente com informações pré-configuradas em um sistema de inteligência artificial.

Ao enviar uma mensagem de texto para o número (41) 99107-6440, por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram, o cidadão receberá uma resposta enviada pela inteligência artificial. Esta resposta compreende uma lista numerada de opções dentre as quais o cidadão deve identificar o número daquela que corresponde a sua dúvida e digitá-lo em resposta à mensagem automática. Em seguida, o sistema enviará novas opções e o processo se repetirá de modo que o usuário navegue pelos menus que serão disponibilizados em busca da sua informação.

A cada nova mensagem respondida, mais perto da identificação do problema o usuário estará, sendo que a consulta chegará ao fim com a exibição de um tutorial no qual o passo-a-passo para resolver o problema em questão será explicado.

Caso não haja solução passível de ser realizada pelo próprio cidadão, um link de agendamento para Atendimento Online será fornecido. Assim, o cidadão deverá escolher uma data e horário para ser atendido e disponibilizar um número de telefone cadastrado nos aplicativos a fim de que um Bombeiro Militar entre em contato para solucionar a questão. Neste contato, se o militar identificar a necessidade de um atendimento presencial ele agendará uma data para que o solicitante compareça à Sede do 1º GB.

O novo serviço de atendimento promoverá celeridade aos processos administrativos do 1º GB e trará maior comodidade ao cidadão, tendo em vista a facilidade que ele terá em sanar suas dúvidas por conta própria, a qualquer hora e momento. Isso permitirá que o atendimento feito pelos bombeiros militares, seja de forma online ou presencial, esteja direcionado a casos mais complexos e aconteça de forma a garantir exclusividade e qualidade no atendimento prestado.