Área de Atuação - 1º GB

Atualmente a área de atuação do Primeiro Grupamento abrange toda a cidade de Curitiba e conta com uma Sede Administrativa situada no Posto de Bombeiros Portão e 09 Postos de Bombeiros distribuídos na capital e divididos em Subgrupamentos.

O Posto de Bombeiros Portão foi inaugurado em 1982 e desde então é o quartel que abriga o Comando da Unidade e as demais seções administrativas:

Comando 1°GB: Ten.-Cel. QOBM Fabio Felix Pedroso
Sub-Comando 1°GB: Maj. QOBM Davi Daniel Simão

• Seção B/1 - Pessoal e Direitos
• Seção B/2 - Inteligência
• Seção B/3 - Planejamento e Instrução
• Seção B/4 - Logística
• Seção B/5 - Comunicação Social
• Seção B/6 - Tesouraria
• Seção B/7 - Prevenção e Combate a Incêndios
• Seção B/8 - Defesa Civil

Os Subgrupamentos são um conjunto de quartéis cuja área de atuação corresponde a determinados bairros da cidade e destinam-se ao atendimento de ocorrências de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgates, buscas e salvamentos:

• 1º Subgrupamento: composto pelos quartéis PB Portão, PB Central, PB Boqueirão, PB Bairro Novo e PB CIC. É o maior SGB em termos de área de atuação e população, prestando atendimento a 44 bairros da porção Centro-Sul e Oeste de Curitiba.

• 2º Subgrupamento: composto pelos quartéis PB Cabral, PB Bairro Alto, PB Pilarzinho e PB Santa Felicidade. Corresponde a porção Norte de Curitiba e conta com 31 bairros em sua área de atuação.

• 3º Subgrupamento: composto pelo efetivo do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e Desastres. É responsável pelo Atendimento ao Público, realização de Vistorias, Fiscalizações e Análises Técnicas, bem como participação em Ações Integradas de Fiscalização Urbana.