Inauguração do novo prédio do quartel do 1º SGBI - Ivaiporã 08/05/2023 - 09:16

O 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente, sediado em Ivaiporã, está de casa nova.
O quartel, localizado em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã foi construído com um investimento de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado.
A obra concluída no final de 2022, foi contratada com o objetivo de atender às necessidades dos bombeiros e da população. Contempla uma área total de 2.050 metros quadrados, com ambientes amplos e confortáveis como salas administrativas, parque de materiais e equipamentos operacionais, almoxarifados, alojamentos, refeitório, sala de aula, academia de musculação e piscina para treinamento de natação e mergulho. Toda essa estrutura irá auxiliar na qualidade dos serviços prestados pelo 1º SGBI, unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná,  responsável pela execução dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres, atendimento pré-hospitalar, buscas, salvamentos e atividades de defesa civil em 11 municípios.
O 1º SGBI é comandado pela Major QOBM Geovana Angeli Messias, atualmente conta com efetivo de 28 bombeiros militares e no final do mês de maio formará 28 novos Soldados que, após 9 meses de curso, estarão prontos para prestar serviços à comunidade da região. Além da estrutura disponível na sede em Ivaiporã, o 1º SGBI conta ainda com um Posto de Brigada Comunitária localizado em Manoel Ribas, que opera a partir de convênio firmado entre o município e o Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Prestigiaram a ocasião ainda as autoridades o Excelentíssimo Governador do Estado Ratinho Junior, o Ex-Governador do Estado Orlando Pessuti, o Secretário Estadual de Segurança Pública Coronel PM RR Hudson Leôncio Teixeira, o Secretário Estadual de Saúde Beto Preto, o Presidente da Alep Deputado Ademar Traiano, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná Coronel Manoel Vasco de Figueiredo, o Prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil, a Major QOBM Geovana Angeli Messias, o Capitão RR BM Triana, primeiro comandante do 1º SGBI.
Ainda prestigiaram o evento e a inauguração da galeria dos ex-comandantes demais autoridades que trabalharam no 1º SGBI.