ASSUNÇÃO COMANDO DO 3ºCRBM 16/03/2021 - 16:28

Na manhã desta terça-feira (16 de março) ocorreu a solenidade de Assunção do Comando do 3º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIRO MILITAR – 3º CRBM.

A cerimônia de assunção de cargo do 3º CRBM foi restrita apenas as pessoas necessárias ao protocolo, sendo presidida pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Excelentíssimo Sr. Cel. QOBM Gerson Gross que formalizou a Assunção do Comando do 3º CRBM ao Sr. Ten.-Cel. QOBM Altemistoncley Diogo Rodrigues.

O novo comandante ingressou nas fileiras da Corporação no ano de 1992, através do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar. Durante sua carreira construiu um vasto currículo, exercendo funções de comando, destacando-se no que concerne às missões desempenhadas no Corpo de Bombeiros, tanto no setor operacional quanto administrativo, participando sempre em atividades de Gestão, Planejamento e Execução, contribuindo também na formação do efetivo do Corpo de Bombeiros. Além, de inúmeros cursos internos, aprimorou-se no meio acadêmico civil, graduando-se em Administração com Ênfase em Comércio Exterior e é Bacharel em Direito com aprovação no VI Exame Unificado de Ordem, da OAB de 2012. Possui também especialização nas Áreas de Direito e de Administração Pública.

Antes de assumir o Comando do 3º CRBM, o Oficial exercia a função de Chefe da 1ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, responsável pela gestão de pessoal e de legislação da corporação, cumulativamente com o encargo de Assistente do Comandante do Corpo de Bombeiros e do Gabinete do Comando Geral da PMPR.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Excelentíssimo Cel. QOBM Gerson Gross, enalteceu durante a cerimônia de assunção de cargo, as qualidades do novo comandante, parabenizando-o pela nova função e destacando a importância estratégica do Terceiro Comando Regional para o estado paranaense.

Importância do 3º CRBM.

O 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, tendo sua Sede Administrativa situada na cidade de Cascavel-PR, é responsável por considerável área do Estado do Paraná, abrangendo 136 (cento e trinta e seis) municípios da mesorregião Oeste, Sudoeste, Centro-sul e parte do Noroeste do Estado do Paraná. Faz a gestão das atividades de Bombeiro Militar para mais de 2 milhões e meio de Paranaenses. Seu efetivo realiza diariamente missões de Prevenção e Combate a Incêndios, Atividades de Defesa Civil, Atividades de Buscas e Salvamentos, Socorros Públicos entre outras Operações.

As Unidades Operacionais que compõem o 3º CRBM são:

4º Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Cascavel, (41 municípios);

9° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Foz do Iguaçu, (11 municípios);

10° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Francisco Beltrão, (27 municípios);

12° Grupamento de Bombeiros, com sede no município de Guarapuava, (21 municípios);

2° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede no município de Pato Branco, (15 municípios);

6° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede no município de Umuarama, (21 municípios).