AULA INAUGURAL CENTRO DE FORMAÇÃO CONDUTOR MILITAR - EXTENÇÃO 3º CRBM 28/09/2020 - 13:02

Nesta data, 28 de setembro de 2020, ocorreu no auditório do 4º Grupamento de bombeiros a aula Inaugural do Centro de Formação de Condutores Militares Extensão 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM). A cerimônia foi presidida pelo Ten.-Cel Gelson Marcelo Jahnke Comandante do 3º CRBM.  O Centro de Formação de Condutores Militares objetiva a formação de Bombeiros Militares para aturarem na condução e operação dos veículos de emergência da corporação e é previsto no Código de Trânsito Brasileiro no que tange aos processos de Habilitação pra militares das Forças Armadas e auxiliares e também na resolução Nº 358/2010 DO CONTRAN.

Para tanto foi instituído no âmbito da Polícia Militar do Estado do Paraná o Centro de Formação de Condutores Militares “Sede”, situado na Academia Policial Militar do Guatupê, e a partir de então permitiu-se a implementação de extensões nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar. A extensão do Centro de Formação de Condutores Militares do 3º CRBM vem a ser a 2º turma de formação de condutores no Estado do Paraná.

O Centro de Formação de Condutor Militar - Extensão 3º CRBM conta com 8 instrutores credenciados junto ao DETRAN do Paraná provenientes das Unidades Operacionais do 3º CRBM, e formará no primeiro momento 75 Bombeiros Militares, sendo 12 militares em cada unidade operacional do 3º CRBM e 03 Bombeiros Militares da sede do 3º CRBM, os quais estão se capacitando para obter a carteira nacional de habilitação na categoria “d”. Sendo que cada Bombeiro Militar terá que cumprir um total de 20 horas aulas práticas, e posteriormente ser submetido a teste de aptidão para obtenção da carteira. em uma segunda etapa, serão formados condutores habilitados na categoria “e”.

Após instituída a extensão no 3º CRBM, esta pode ser renovada anualmente, de forma a suprir a necessidade de formação dos condutores a serem empregados no serviço operacional e administrativo da corporação.

Ao término da aula inaugural o Instrutor Subtenente QPM 2-0 Julio Cesar de Oliveira e o aluno do CFC Militar, Cb. QPM 2-0 Edson Ribeiro dos Santos realizaram a identificação biométrica para início das aulas práticas e o Comandante do 3º CRBM, deu por encerrada a solenidade de abertura do CFC Militar extensão 3º CRBM.