MENSAGEM DO COMANDANTE DO 3º CRBM 16/03/2021 - 16:20

BOLETIM ESPECIAL N° 001/2021

ASSUNÇÃO DO 3º COMANDO REGIONAL DE BOMBEIRO MILITAR

Mensagem do novo Comandante aos BBMM que prestam valorosos serviços na área de abrangência do 3º CRBM.

A importância pragmática de um discurso! Machado de Assis, já nos ensinou que “há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas”, e ainda que, “palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução”!

Desta maneira estar à frente do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, significa expressivamente, que é uma grande responsabilidade! Este comando regional tem responsabilidade na circunscrição territorial sobre 136 (cento e trinta e seis) municípios, da mesorregião oeste, sudoeste, centro-sul e parte do noroeste do nosso estado do Paraná, distribuídos em 06 unidades operacionais subordinadas. Representando a responsabilidade nas atividades de bombeiro militar por aproximadamente 2.685.930 pessoas e por um efetivo de 762 bombeiros militares.

A grande região que compõe a área de responsabilidade do 3º CRBM, é destaque por sua importância social, econômica, turística, cultural, política, estratégica do ponto de vista da segurança nacional, fatores que são vitais para o desenvolvimento e projeção do nosso estado.

Inevitável, deixarmos de mencionar o momento atual em que vivemos, situação triste e sensível para a nossa sociedade na pandemia do Covid19! O mais importante é o ser humano, atingido por essas mazelas! Temos a obrigação de repensarmos como sociedade! O que realmente importa?

Comecei a minha carreira no norte e noroeste do Paraná, no 5º Grupamento de Bombeiros, assim que sai da Escola de Oficiais, passando por diversas unidades, e hoje tenho uma nova realização profissional, com a oportunidade de trabalhar também nas regiões oeste e sudoeste! Pois assim, consigo conhecer e atuar em todo o nosso maravilhoso estado, oportunizando uma experiência profissional inigualável!

Conviver com as diferentes culturas que compõe a nossa gente! Sempre foi oportunizado, nas mais de doze Operações Verão que atuei no litoral paranaense e como instrutor do Corpo de Bombeiros! Desta forma, não me sinto desambientado, e sim, privilegiado de poder reencontrar grandes profissionais que já fizeram de alguma forma, parte da minha história.

O meu compromisso é com o bem mais precioso que temos, o nosso profissional e a nossa comunidade, aos quais temos o dever de zelar! Os bombeiros militares trabalham diuturnamente, em situações de risco e não pararam um só minuto, atuando com coragem durante a pandemia!

Entendemos a importância da atividade fiscalizatória exercida pelo Corpo de Bombeiros, tanto para a preservação da vida humana quanto para a economia! Sou conhecedor da excelência dos serviços prestados na área do 3º CRBM, mas, a minha missão é trabalhar em conjunto, objetivando aumentar essa eficiência já existente, principalmente por meio do diálogo com os segmentos da sociedade! Atendendo os ditames da lei e os princípios norteadores da administração pública!

Também, precisamos dar a devida atenção ao fortalecimento e reconhecimento do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar dentro das estruturas de governo, para efetivamente buscarmos atender as necessidades específicas da nossa região. Para isso, vou utilizar o conhecimento que adquiri em todos esses anos de atuação aprimorados nos serviços prestados na estrutura organizacional de nosso estado! Com o apoio do Comando do Corpo de Bombeiros, do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná e da Secretaria de Estado de Segurança Pública!

“Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo”, assim disse Rui Barbosa.

Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe os nossos trabalhos!

Cascavel, PR, em 16 de março de 2021.

Tenente-Coronel QOBM Altemistoncley Diogo Rodrigues
Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar – 3ºCRBM