SUGESTÃO DE PAUTA - EDUCAÇÃO CONTRA AFOGAMENTOS 2021/2022 23/12/2021 - 01:51

Sugestão de pauta para imprensa - região 5°Grupamento

CORPO DE BOMBEIROS REFORÇA DICAS PARA EVITAR AFOGAMENTOS

Quartel Central do 5ºGB (22/12/2021) -
Os feriados prolongados de Natal e Ano Novo estão próximos, e com as altas temperaturas do verão a busca pelo divertimento em meio aquático torna-se frequente. Esta condição, ainda que sadia, também exige medidas de educação pública para reduzir o virtual risco de aumento dos casos de afogamentos e traumas nestes ambientes.

Conforme uma das principais literaturas internacionais utilizadas pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, estima-se que 85% de todos os casos de afogamento podem ser prevenidos por supervisão, instruções de natação, controle tecnológico e educação pública1. E é, neste último caso, que buscamos engajamento: o empenho dos veículos de comunicação em massa na veiculação de conteúdos educativos neste período festivo para construção de uma consciência coletiva de segurança.

Ainda que a área geográfica de atuação do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros não contenha regiões recebedoras de público massivo como o litoral e Porto Rico (e arredores), é daqui que parte dos banhistas saem, e que podem levar consigo informações de segurança. Além disso, não se deve negligenciar o universo composto pelos frequentadores de piscinas, córregos, rios, lagos e cachoeiras.

Antes de expor as medidas de educação possíveis para mitigar afogamentos, trazemos um exemplo factual de atendimento feito nesta última terça-feira (21) pelo Corpo de Bombeiros e Samu. Ele reforça que por mais técnico e ágil que seja a resposta, o afogamento é tempo-dependente e os esforços de prevenção são os mais eficazes para evitar sequelas e mortes.

—----------------------------------------
MULHER MORRE AO SUBMERGIR EM UMA REPRESA EM LOBATO2

Na terça-feira (21), as linhas de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (Samu) foram informadas sobre a submersão de uma mulher em uma represa no município de Lobato. Instantaneamente, houve um rápido cruzamento das informações que cada serviço recebeu, e se processou a mobilização de recursos dos dois serviços visando a redução do tempo-resposta, uma vez que a chance de sobrevida de vítima de afogamento está nos 60 minutos decorridos da submersão, havendo elevado risco de morte e sequelas neurológicas irreversíveis a partir dos 5 minutos3.

Diante do quadro triado, o helicóptero Saúde 10 das Operações Aéreas do Samu Norte Novo, pousou no Quartel Central do 5° Grupamento de Bombeiros, onde dois bombeiros militares com equipamentos para realizar o potencial salvamento da vítima estavam aguardando embarque. Assim, uma equipe multidisciplinar formada por bombeiros militares e médico do Samu rapidamente foi levada ao local, enquanto recursos complementares por via terrestre foram despachados.

A dupla bombeiro militar, após aplicação de técnicas de salvamento aquático e de busca aquática, localizou um corpo submerso, que foi avaliado em conjunto com o médico. Apesar dos esforços técnicos e da aplicação de todos os meios e recursos disponíveis (humanos e materiais), não foi possível reverter o quadro da vítima, tendo o médico declarado o óbito da mulher de 49 anos.
—------------------------------------------

MEDIDAS EDUCATIVAS

PRAIA

• Banhe-se em área protegida por guarda-vidas, o que no Paraná é representado por bandeiras na cor vermelho sobre amarelo (vide https://www.instagram.com/p/CTZ6YMRrJSM/);
  • Respeite a sinalização, bandeiras e orientações emitidas pelos guarda-vidas;
  • Não superestime a habilidade de natação;
  • Não entre no mar próximo a pedras, estacas e píeres;
  • Evite dispositivos infláveis, pois podem levar o banhista para locais profundos;
  • Busque sempre estar acompanhado na água;
  • Evite estar sob efeito de bebida alcoólica;
  • Não tente resgatar alguém sem ter o conhecimento do que você está fazendo;
  • Mantenha supervisão constante das crianças.

OUTRAS FONTES DE ÁGUA

• Verifique se há posto guarda-vidas em seu balneário fluvial;
  • Os adultos devem supervisionar de perto as crianças;
  • Grades de proteção ao redor de piscinas impedem que crianças desacompanhadas caiam na água;
  • Não deixe brinquedos na piscina, pois podem atrair as crianças;
  • Não salte de cabeça, especialmente em locais que você desconhece a profundidade e riscos no fundo;
  • Deixe próximo itens que podem ajudar em um resgate (cabo de vassoura, corda, materiais flutuantes que suportem o peso do banhista), assim como um telefone com sinal;
  • Dispositivos flutuantes (bóias de braço e de cintura, colchões infláveis, câmaras de ar, pranchas) estão sujeitos a ação de correntezas, podem levar o banhista para áreas mais profundas, contribuindo para afogamento caso perca contato com o dispositivo;
  • Use filtros de piscina que contenham proteção que evita sucção de cabelos;
  • Evite estar sob efeito de bebida alcoólica;
  • Respeite o meio líquido.

Galeria de mídia de apoio (clique sobre a opção desejada):
Fotos de arquivo, com créditos para Corpo de Bombeiros do Paraná.
Fotos da ocorrência, com créditos para Operações Aéreas Samu Norte Novo.

__________________________________________

1 NAEMT. Prehospital Trauma Life Support - PHTLS (English version). 9. ed. Burlington-EUA: Jones & Bartlett Learning, 2020. Página 646.
2 Ainda que a motivação do caso, segundo testemunhas, tenha sido o autoextermínio, o exemplo não enfoca motivação ou o ato, mas sim a relação tempo VERSUS afogamento. Esta abordagem está calcada nas diretrizes do Manual de Prevenção ao Suicídio: Um Manual para  Profissionais da Mídia, disponível em https://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/en/suicideprev_media_port.pdf
3 NAEMT. Prehospital Trauma Life Support - PHTLS (English version). 9. ed. Burlington-EUA: Jones & Bartlett Learning, 2020. Páginas 642 e 646.