3° Grupamento de Bombeiros - Londrina

Brasão do 3° Grupamento de Bombeiros - Londrina

 

O 3° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Londrina.

 

 

3° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - LONDRINA
Rua Jaguaribe, 473
CEP 86025-490 - Londrina - PR - MAPA
Fone: (43) 3373-2902 / Fax: (43) 3373-2932

 

 
Área de Atuação
Área de atuação

 

Notícias do 3º GB Londrina

Mais notícias

 

 
Histórico

A implantação do Destacamento precursor do Corpo de Bombeiros em Londrina se deu em 02 de janeiro de 1953, quando aqui chegaram, procedentes de Curitiba, os Bombeiros militares:
 

Sub Ten JURACY VIEIRA GOMES;

Cb MIGUEL BENEDITO DOS SANTOS PINTO;

Sd JOÃO DE OLIVEIRA;

Sd VICENTE CÂNDIDO DE SOUZA.


Este efetivo reduzido, compôs a primeira Guarnição de Bombeiros de Londrina. Trouxeram também, os caminhões Auto-Tanque, de prefixo: AT nº 1 e AT nº 2, que passaram a constituir o trem de combate a incêndio naquela época.

A primeira ocorrência atendida pelo Destacamento de Bombeiros de Londrina se deu, por coincidência, no dia em que a Guarnição chegava de Curitiba e foi assim narrada pelo SubTen JURACY no livro de registro dos pedidos de socorro: 

 

A Guarnição com o Auto-Tanque nº 1, dia 2 de janeiro de 1.953, quando vinha diretamente de Curitiba a fim de organizar o Destacamento de Bombeiros Londrinense, às 19:30 horas o Dr. Milton Ribeiro Menezes Prefeito Municipal desta cidade, avisou que na Firma Industrial Comercio Sahão S/A, próximo a saída de Cambé, na gleba de algodão 160-A, estava se lavrando um incêndio. Em continente a referida viatura foi se abastecer de água na Estação da Estrada de Ferro, em seguida rumamos para o local. Lá chegando constatei tratar-se de grandes crateras que desprendiam fumaça, revelando existência de fogo latente no interior do monte, originado pela combustão expontânea, devido a fermentação, por estarem as pirâmides de algodão expostas sobre as intempéries. Foi armado 1 linha direta conseguiu-se eliminar o fogo da parte mais superficial, sabendo-se porém que esse fogo ainda irá continuar, porque a água sobre essa combustão não atinge até o foco do fogo. Às 21:00 horas foi terminado o serviço, sendo que o Auto-Tanque não foi possível sair daquelas imediações por estar chovendo e ter muita lama, ficando para o dia seguinte onde foi necessário acorrentá-lo. 

O algodão está segurado em três companhias: Cia Interestadual de Seguros, Cia. Boa Vista e a Porto Seguro. 

Londrina, 3 de janeiro de 1.953 

 

a) SubTenente Cmte do Destacamento

Assim foi a chegada da Guarnição de Bombeiros em Londrina, em vez de festa e banda a esperá-la, somente um incêndio, no qual foi demonstrado à comunidade o empenho, a dedicação e esforço para o cumprimento da missão. Nem mesmo os poucos recursos humanos e materiais foram motivo de desvio do dever, fato que veio a engrandecer a organização, servindo de exemplo e orgulho para nós que hoje somos o presente daquele passado heróico. 

Em 12 de outubro de 1.974, em caráter experimental, o Destacamento de Bombeiros de Londrina passou a ser designado de 3º Grupamento de Incêndio, conforme Diretriz nº 006/74, publicada em Boletim Interno do Corpo de Bombeiros do Paraná nº 193 de 09 de outubro de 1.974. 

O 3º Grupamento de Incêndio contava então com Seções de Incêndio em Londrina e Maringá, sendo seu primeiro comandante o Capitão ALMIR MOREIRA. 

Com a criação do 3º Grupamento de Incêndio, viu-se a necessidade da construção de uma nova sede que oferecesse as condições de atender as exigências desse novo status. Foi então que em 09 de dezembro de 1.975 houve a mudança da antiga oficina da prefeitura que se localizava nas esquinas da rua Santa Catarina com Curitiba, para o novo quartel que se situava a rua Jaguaribe nº 473 esquina com Tietê, com área de 6.207,31 m2 e 1.374,26m2 de área construída, que passou a ser o quartel do Comando do 3º Grupamento de Incêndio. 

Como desde a implantação do Destacamento de Bombeiros não havia uma legislação especifica que desse o respaldo necessário a Corporação para cumprimento de sua missão, seu Comandante, Capitão ALMIR, seguindo as orientações de seus superiores hierárquicos e as experiências adquiridas em outras cidades, conseguiu em 1.974 aprovar na Câmara Municipal a Lei de nº 2516 de 26 de dezembro que criou a Taxa de Vistoria e a Taxa de Combate a Incêndio que iriam compor o FUNREBOM, Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros. 

No ano de 1.975 foi assinado entre o Estado do Paraná e o Município de Londrina o Termo de Convênio que tinha por objetivo regular a aplicação dos serviços de segurança contra incêndio e prestação de socorro público na área do Município de Londrina. Assinaram o convênio o Governador do Paraná , Sr. JAIME CANET JUNIOR e o Prefeito Municipal de Londrina, Sr JOSÉ RICHA. 

Em abril de 1.977 assume o Comando do 3º Grupamento de Incêndio o Major ANTÔNIO AMAURY DIETRICH, permanecendo no comando até janeiro de 1.978. Nesse período, na data de 28 de janeiro de 1.978, foi implantada a fração de bombeiros de Apucarana. 

De janeiro a outubro de 1.978 assumiu o comando do 3º Grupamento de Incêndio, interinamente, o Capitão AMAURY ANTONELLO. Nesse espaço de tempo, em 15 de fevereiro 1.978, foi inaugurado o Corpo de Bombeiros na cidade Cornélio Procópio. 

Em outubro de 1.978, assumiu o comando do Grupamento o Maj WILSON SANTOS, implantando a fração de bombeiros na cidade de Arapongas em 12 julho de 1.979. 

Em novembro de 1.979 assume o comando do Grupamento o Capitão AMAURY ANTONELLO que passou o comando ao Major RENE RAUL WENGENROTH em março de 1.983, e este após três meses, passou-o ao Capitão ELPÍDIO ARTIGAS FILHO em maio de 1.983. 

Ao assumir o comando do 3º Grupamento de Incêndio o Capitão ARTIGAS traçou como objetivo de seu comando a descentralização da corporação para atender a população com maior eficiência e eficácia. Objetivo este que teve total apoio do chefe do executivo municipal, na época Dr. Wilson Moreira. Promovido ao posto de Major em 22 de novembro de 1.984, ARTIGAS colocou em execução o plano de descentralização do Corpo de Bombeiros de Londrina construindo os seguintes postos de Bombeiros: 

Em 2 de setembro de 1.985, Posto do Aeroporto, através de convênio entre o Estado do Paraná e a Infraero, onde foram alocadas três viaturas de combate a incêndio, sendo duas para atendimento interno do aeroporto e uma para atender a região leste da cidade. 

Em 28 de novembro de 1.987, Posto do Igapó com uma viatura de combate a incêndio para atender a região sul da cidade e o Posto do Jardim Tóquio com uma viatura de combate a incêndio para atender a região oeste da cidade. 

Em 06 de novembro de 1.988, Posto da Zona Norte contando com uma viatura de combate a incêndio. 

Atualmente, o 3° Grupamento de Bombeiros possui 03 subgrupamentos nas cidades de Arapongas, Cornélio Procópio e em Londrina e sua área de atuação compreende 40 municípios .

 
Missão

"Por uma vida todo sacrifício é dever"

 

A missão do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina é atuar em operações de:

Prevenção e Combate a Incêndios;

Execução de atividades de Defesa Civil;

Buscas (aquática e terrestre);

Resgate veicular;

Salvamentos (altura e terrestre);

Socorros Públicos;

Apoio a outros órgãos;

Operações especiais a critério do Comando do Corpo de Bombeiros.

 
Estrutura

O Comando do 3º GB está sediado em Londrina onde ocupa o Quartel Central juntamente com a sede do 1º SGB e mais três Postos de Bombeiros. As frações do 1º SGB se dividem em 03 (três) SBs, a partir da nova reestruturação, distribuídas nos quatro quartéis existentes na cidade de Londrina sendo a 3ª SB no município de Ibiporã.

A sede do 2º SGB está instalada no município de Cambé com sua 1ª SB e respectivos municípios e 2ª SB – Rolândia.

A sede do 3º SGB tem como sede o município de Cornélio Procópio com sua 1ª SB, sendo a 2ª SB no município de Bandeirantes.

Na área de atuação do 3º GB estão implantados e em funcionamento Postos de Bombeiros Comunitários em três municípios:

  • Bela Vista do Paraíso,
  • Assai,
  • Andirá.
Estrutura 3° GB
 
Viaturas e Equipamentos

ABTF 13584

Combate a incêndios Florestais

ABTF 13584
 
Endereços e Contatos
  • 3º Grupamento de Bombeiros Londrina - Quartel Central

Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros - Londrina
Ten Cel QOBM  Clodomir João Marafigo Junior

Subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros - Londrina
Maj QOBM Leandro José Callegari

3gb

R. Jaguaribe, 473 - Vila Nova, Londrina - PR, 86025-490

Fone: (43) 3373-2900 / (43) 3373-2902 / Fax: (43) 3373-2932

 

  • Atendimento ao CIDADÃO

Serviço de Atendimento Remoto

Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp, por meio do número (43) 3373-2929.

Possibilita o acesso a informações, solução de dúvidas, agendamento de atendimento online e, se for o caso, agendamento de atendimento presencial.

Para iniciar o chat, é possível abrir a câmera do seu celular e apontar para o QR Code abaixo:

qrcode

 

Instagram

@bombeirospr_londrina

E-mail Institucional

Endereço eletrônico destinado a comunicação entre Instituições Públicas e Órgãos do Governo do Estado. O endereço do 3º GB é o: 3gb@bm.pr.gov.br.

 

  • 1º Subgrupamento de Bombeiros Londrina - Posto Zona Sul

Av. Chepli Tanus Daher, 2 - Jardim Acapulco, Londrina - PR, 86045-000

Fone: (43) 3343-3363

  • 1º Subgrupamento de Bombeiros Londrina - Posto Zona Norte

Av. Saul Elkind, 3205 - cj Vivi Xavier, Londrina - PR, 86082-000

Fone: (43) 3338-0010

  • 2º Subgrupamento de Bombeiros - Cambé

R. Belo Horizonte, 650 - Centro - PR, 86181-020

Fone: (43) 3251-7662

  • 2º Subgrupamento de Bombeiros - 2º Seção de Bombeiros - Rolândia

Av. Presidente Getúlio Vargas, 2308 - Centro - PR, 86600-000

Fone: (43) 3176-0002

  • 3º Subgrupamento de Bombeiros - Cornélio Procópio

Av. Francisco Grigoravicius, 111 - Conjunto Taurus - PR, 86300-000

Fone: (43) 3523-7820

  • 3º Subgrupamento de Bombeiros - 2º Seção de Bombeiros - Bandeirantes

Av. Edelina Meneghel Rando, 375 - Centro - PR, 86360-000

Fone: (43) 3542-2052