12° Grupamento de Bombeiros - Guarapuava

Brasão do 12° Grupamento de Bombeiros - Guarapuava

 

O 12° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Guarapuava.

 

 

12° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - GUARAPUAVA
Avenida Senador Pinheiro Machado, 1.230
CEP 85010-100 - Guarapuava - PR - MAPA
Fone: (42) 3630-2400

 

 
Área de Atuação
Área de atuação do 12º Grupamento de Bombeiros

 

Notícias do 12º GB Guarapuava

Mais notícias

 

 
Histórico

O Destacamento de Bombeiros do município de Guarapuava foi criado em 25 de abril de 1959, através de Decreto do então Governador do Estado, Moisés Lupion. Ainda antes disso, em 20 de setembro de 1958, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Cursino Dias Paredes, determinou que – junto da viatura Mercedes Benz de prefixo CB-07 – um contingente comandado pelo Capitão Manoel dos Santos Ribeiro fosse deslocado à cidade de forma a constituir a primeira guarnição para serviços de combate a incêndio, salvamentos e trabalhos preventivos do município.

 

ft

 

 

 

O contingente era formado por 1 Sargento, 2 Cabos, e 7 Soldados, tendo estes sido instalados provisoriamente numa residência à rua Quintino Bocaiúva esquina com a rua Guaíra.

No ano de 1959, conforme convênio firmado entre a Prefeitura Municipal da cidade de Guarapuava e Estado do Paraná, foi construído o quartel com recursos do Estado em um imóvel doado pela Prefeitura, localizado à Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1230.

Em 24 de novembro de 1959, com solenidade pública, este Destacamento foi oficialmente inaugurado, tendo sido feito diversas demonstrações de combate a incêndios em frente ao Paço Municipal.

Em 27 de dezembro de 1974, conforme Lei Municipal nº 18/74, foi criado o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (FUNREBOM), através de um convênio, e consequentemente, trouxe mais segurança para o município.

 

ft

 

 

O desenvolvimento do quartel acompanhou o crescimento da cidade de Guarapuava. Devido à este crescimento, em março de 1984 a estrutura do aquartelamento foi reformada em alvenaria.

Administrativamente, o Destacamento de Bombeiros de Guarapuava passou a denominar-se SCI (Seção de Combate a Incêndios) de Guarapuava em 1989 e SGB (Subgrupamento de Bombeiros) de Guarapuava em 1995, mantendo, contudo, sua estrutura administrativa subordinada à outra unidade.

Então, em 12 de novembro de 2010, passou a ser denominado 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) recebendo maior autonomia dentro das atribuições previstas para a área de 21 municípios abrangida.

 

ft

 

 

 

Oito anos depois, no dia 12 de novembro de 2018 o então 5º SGBI de Guarapuava passou a ter em sua estrutura administrativa o status de 12º Grupamento de Bombeiros por meio do Decreto Estadual nº 11.681/2018, que reestruturou a organização de Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.

Em cerimônia realizada na sede da unidade que descerrou a placa de inauguração e a flâmula do Grupamento, o Coronel Adilson Castilho Casitas, que representava a Governadora do Estado Cida Borghetti, enalteceu a importância do aumento do poder de ação do Corpo de Bombeiros para os próximos anos.

ft

 

ft

 

 

Atualmente, seguindo o princípio de acompanhar o crescimento da cidade, a sede da unidade situada à Rua Senador Pinheiro Machado 1230 está em reforma para melhor atender à população local. Durante o período de reforma, a estrutura administrativa do Grupamento (Estado-Maior) passará a Rua XV de Novembro , enquanto o efetivo operacional permanecerá nas dependências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) na Av. Manoel Ribas 2699.

 

ft

 

 

 

COMANDO ATUAL

Endereço: Avenida Senador Pinheiro Machado, n° 1.230

CEP: 85.010-100

Fone: (42) 3630-2400

E-mail: 12gb-guarapuava@bm.pr.gov.br

 
 
Missão

O 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, tem como missão realizar serviços de prevenção e de extinção de incêndios, simultaneamente com o de proteção e salvamento de vidas e bens nos locais de sinistro, bem como o de busca e salvamento, prestando socorros em caso de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofes, serviços de caráter social, proteção ao meio ambiente e ações de defesa civil.

 

VISÃO             

“Por uma vida todo sacrifício é dever".

brasao
 
Estrutura

QUARTEL CENTRAL - 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Rua Senador Pinheiro Machado, 1230 - Centro - Guarapuava/PR - EM OBRAS
Durante o período de obras estamos com a sede administrativa na Rua XV de Novembro, nº 7260, 1º andar, Centro - Guarapuava - PR.

fachada

 

fachada01

 

 
Viaturas e Equipamentos

VIATURAS

O 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE GUARAPUAVA/PR conta com uma frota de 52 viaturas entre elas viaturas administrativas e operacionais.

 

CAMINHÃO

Os caminhões são do modelo ABTR (Auto-Bomba-Tanque-Resgate), que foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido utilizado por outros Estados. Eles podem ser usados no combate a incêndio e no resgate de pessoas, com capacidade de 4,500 litros. Dispõem de conjunto desencarcerador hidráulico, utilizados para resgatar vítimas de ferragens em acidentes; equipamentos para corte de árvores e combate a incêndio florestal e urbano; equipamento para busca aquática; além de equipamentos básicos para atuar em acidentes com produtos perigosos, como roupas, máscaras de proteção respiratória e barreiras de contenção.

ABTR

 

 

AMBULÂNCIAS

Os veículos, de modelo Master Furgão, das marcas Renault e Sprinter Mercedes-Benz, são equipados com material de primeiros socorros, materiais para imunização de fratura, desfibrilador externo automático (DEA), suporte de oxigênio e outros acessórios essenciais para o atendimento de urgência e emergência. 

AA

 

 

PLATAFORMA DO CORPO DE BOMBEIROS APM 1616

Viatura utilizada em salvamento, combate a incêndio, e demais trabalhos em altura. (Marca Scania - ano 87/87). Chegou na cidade de Guarapuava/PR para compor a frota, do até então 5º SGBI, no dia 13 de março de 2014. 

PLA

 

 

VIATURA DO COMANDO DO 12º GB

Atualmente a viatura utilizada pelo comandante do 12º Grupamento de Bombeiros da Cidade de Guarapuava/PR, (Pajero Dakar Mitsubishi).

CMDO

 

 

 

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

 

AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA (RPA)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, adotou em 2018 o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), conhecidas como "drones", para mapear áreas de risco e demais atividades que possam ser empregado o seu uso no Estado do Paraná. 

DRONE

 

 

CAPACETES GALLET

Os Capacetes MSA-Gallet foram desenvolvidos para combate a incêndios estruturais, assistências em estradas, operações de resgate e para todas as

aplicações de uso pelos Bombeiros. São Capacetes que fornecem proteção à cabeça contra calor, chama, frio, eletricidade, água e objetos pesados ou pontiagudos.

Os Capacetes MSA-Gallet são utilizados por Bombeiros do Brasil e do mundo, principalmente na Europa.

O Casco é altamente resistente, pois é produzido em termoplástico injetado, totalmente reforçado. O acabamento é feito com uma camada brilhante de poliuretano. Possui uma crista longitudinal designada a auxiliar na absorção de choque.

Apresenta um Protetor Facial, aprovado de acordo com a Norma Européia - EN 166, que oferece proteção contra: calor radiante, faíscas, lascas, materiais particulados, líquidos, entre outros; protegendo os olhos e a face, evitando queimaduras na retina. A alta resistência deste Protetor deve-se ao acabamento banhado a ouro, com 9% de transmissão de luz. Possui camadas de revestimento anti-risco e antiembaçante.

Fonte: http://www.epirj.com.br/gallet_F1.pdf

ca

 

DESENCARCERADOR HIDRÁULICO

Conjunto Desencarcerador Hidráulico de fabricação austríaca é composto por ferramentas hidráulicas de alta potência, utilizados para retirada de pessoas presas em ferragens, entre outras estruturas. O aparelho é composto por motor, ferramenta expansora, uma ferramenta de corte, um cilindro expansor telescópico, um carretel de mangueira dupla e uma corrente.

desencarceradores

 

vtra3

 

 
Endereços e Contatos

12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - SEDE ADMINISTRATIVA

Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros - Tenente-Coronel QOBM José Adriano Prado Spak
Subcomandante do 12º Grupamento de Bombeiros - Major QOBM Rivelto Sokolowski

Endereço: Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro, Guarapuava-PR
CEP: 85.010-000
Telefone: (42) 3630-2400
 

VISTORIAS, ATENDIMENTOS TÉCNICOS E CERTIDÃO DE OCORRÊNCIA

Endereço: Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro, Guarapuava-PR
CEP: 85.010-000
Telefone: (42) 3630-2400
WhatsApp (42) 3630-2407

 

(Aponte a câmera de seu celular para iniciar uma conversa)

Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp que possibilita o acesso a informações, solução de dúvidas - inclusive em relação à prevenção contra incêndios e desastres - e, se for o caso, agendamento de atendimento presencial.

QR Code Atendimento ao Público 12º GB

​​​​​
 

1º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS 

1ª SB - POSTO CENTRAL

Endereço: Av. Manoel Ribas, 2699 - Centro - Guarapuava-PR - Anexo ao DER
CEP: 85015-360
 

2ª SB - POSTO PRIMAVERA

Endereço: Rua João Fortkamp, 870 - Primavera - Guarapuava-PR
CEP: 85.050-350
Telefone: (42) 3623-1165
 

POSTO DE BRIGADA COMUNITÁRIA DE PINHÃO

Endereço: Rua João Ferreira da Silva, 199 - Nossa Senhora Aparecida - Pinhão-PR
CEP: 85.170-000
Telefone: (42) 3677-2009

 

 

2º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS 

1ª SB - POSTO LARANJEIRAS DO SUL

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 3167 - São Francisco - Laranjeiras do Sul-PR
CEP: 85.301-030
Telefone: (42) 3635-5255
 

2ª SB - POSTO PITANGA

Endereço: Avenida Brasil, 911 - Centro - Pitanga-PR
CEP: 85.200-000
Telefone: (42) 3646-1065
 

POSTO DE BRIGADA COMUNITÁRIA DE CANDÓI

Endereço: Avenida Anísio Pedro da Luz esquina com Avenida Newton Marcondes de Oliveira - Candói-PR
CEP: 85.140-000
Telefone: (42) 3638-1600