8° Grupamento de Bombeiros - Paranaguá

Brasão do 8° Grupamento de Bombeiros - Paranaguá

 

O 8° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Paranaguá.

 

 

8° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - PARANAGUÁ
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 5417
CEP 83.215-000 - Paranaguá - PR - MAPA
Fone: (41) 3427-2006 / Fax: (41) 3427-2006

 

 
Área de Atuação

a. Geografia

Municípios que compõem o Litoral paranaense:

MUNICÍPIO POPULAÇÃO
ESTIMADA
ÁREA (KM²)
Antonina 19.011 882,317
Morretes 16.366 684,580
Paranaguá 156.666 826,431
Pontal do Paraná 26.636 200,410
Matinhos 34.207 117,899
Guaratuba 36.595 1326,670
Guaraqueçaba 7.679 2017,030

Fonte: www.cidades.ibge.gov.br (consulta realizada em 22/05/2019)

 

b. Características

A Planície Litorânea Paranaense se localiza na região sul do país, entre o Oceano Atlântico e o conjunto de montanhas, denominada de “Serra do Mar”, que por sua vez é coberta pela Mata Atlântica, uma floresta rica em biodiversidade que tem como ponto mais alto o Pico do Paraná, com 1.877 metros de altura.

Essa cadeia de montanhas é um atrativo que pela sua beleza e exuberância atrai esportistas e atletas de final de semana em busca de aventuras, seja pelos pontos de escalada, vias de caminhada ou pelas diversas fontes de água para banho. Locais como o Pico do Paraná, Morro do Anhangava, Pico do Marumbi, a Estrada da Graciosa e a Trilha do Itupava são as principais atrações naturais da região.

A principal rodovia de acesso é a BR-277, que é administrada, entre o litoral e a capital, pela concessionária Ecovia, totalizando 86,5 km de extensão com um traçado que corta a serra do mar, reduz em um espaço de aproximadamente 30km, a altitude de 900m, cujo percurso é composto por curvas sinuosas e inclinação bastante acentuada, responsável por um histórico de graves acidentes, especialmente pelo fluxo de caminhões que se deslocam dos mais variados locais do país em direção ao Porto de Paranaguá, levando grãos, bens de consumo e produtos perigosos diversos, que dão suporte a indústria.

Economicamente o município de maior relevância é o de Paranaguá, que devido ao Porto, concentra o maior número de empresas, população e movimento.

O Porto de Paranaguá é administrado pela APPA (Administração do Portos de Paranaguá e Antoniana), uma empresa pública, responsável pelo maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para o soja. Também movimenta contêineres, fertilizantes, veículos e insumos diversos, incluindo produtos perigosos, com destaque a presença da subsidiária da Petrobrás, a Transpetro, que é uma importante empresa para o transporte e a logística de combustível no país.

Os municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá (Ilha do Mel) possuem praias propícias a atrair turistas no período de verão.

As cidades de Antonina e Guaraqueçaba são banhadas pelo mar, porém, sem faixas de praia de grande interesse aos banhistas, visto a característica típicas de interior de baía.

O município de Morretes possui uma importante bacia hidrográfica e está aos pés do Conjunto Marumbi, uma importante rede de montanhas com importante fluxo de turistas.

O Município de Guaraqueçaba tem grande importância no aspecto ecológico e de preservação da mata atlântica, que é predominante em sua área com suas reservas florestais e de seus ecossistemas quase intactos, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico, sendo o único município do litoral que não possuí instalações do Corpo de Bombeiros.

 

c. Peculiaridades

Devido às atividades industriais das grandes empresas, armazenadoras de combustíveis, fabricantes de fertilizantes, entre outros ramos da indústria, bem como, o grande fluxo de veículos rumo ao Porto de Paranaguá, existe uma presença expressiva de Produtos Perigosos diversos na região, sejam eles, líquidos combustíveis, gases, ácidos e outros.

Ainda, além do fluxo turístico nas áreas de mata e praia, a região possui um grande arquipélago formado por ilhas habitadas e que são atrativos pelas suas belezas naturais, devido a seu acesso exclusivo ou principal ser por meio aquático, torna presente o risco a navegação de passageiros e de socorros a pessoas isoladas, durante todo o ano, especialmente, quando em períodos vespertinos.

Durante grandes precipitações pluviométricas, o litoral é assolado por dois tipos de ocorrências, em especial, as quedas de barreiras, devido ao grande número de encostas nos municípios mais próximos a Serra do Mar, e outra ligada aos rios quando formam as chamadas “cabeça d’água”, as quais, nos últimos anos têm feito diversas vítimas fatais entre aqueles que se arriscam e permanecem na água sem os devidos conhecimentos sobre este fenômeno.

Nas estações da primavera e verão, entre os períodos compreendidos entre os meses de setembro a dezembro e de janeiro a abril, quando o clima fica propício ao banho de mar, milhares de pessoas se deslocam para o litoral em busca de lazer. Esta situação, historicamente, tem exigido uma maior atenção do Estado, que entre o período de Natal e Carnaval, deflagra a Operação Verão, momento no qual todas as forças de segurança concentram parte de seus efetivos e esforços na proteção a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

 

d. Operação Verão

A Operação Verão, como período de atividades operacionais e administrativas do Comando do Corpo de Bombeiros/PMPR, desenvolvida na área do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral do PR (8º GB), vem mantendo sua excelência ao longo dos anos.

Tem como objetivo atuar de forma preventiva e reativa em todas as situações envolvendo busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e coordenação de ações de proteção e defesa civil, no sentido de proteger as pessoas, o meio ambiente e a propriedade.

A Operação Verão compreende todos os municípios do Litoral do Estado, que possuem Postos de Bombeiros ativos, cada um com suas peculiaridades e efetivo planejado. Durante tais atividades são divididos em Subáreas, assim determinadas:

  • SA I – Pontal do Paraná;
  • SA II – Matinhos;
  • SA III – Guaratuba;
  • SA IV – Paranaguá, Morretes e Antonina.

 

Notícias do 8º GB Paranaguá

Mais notícias

 

 
Histórico

Em 05 de Janeiro de 1.914, o Comando do Corpo de Bombeiros de Curitiba, através do Oficio n.º 44, propunha ao Senhor Secretario do Interior o desdobramento da proteção a incêndio, para a Cidade de Paranaguá, então a 1ª do Estado em importância urbana. O teor do mencionado ofício demonstra o caráter, o âmbito estadual, que sempre tiveram os nossos serviços de bombeiros:

"Havendo lei para organização de uma seção de Bombeiros em Paranaguá e tendo o Senhor Prefeito solicitado hidrantes, pois a empresa de melhoramentos dali se obrigará a coloca-los gratuitamente, atendi a solicitação do mesmo Senhor Prefeito, enviando-lhe 20 hidrantes disponíveis que possuía este Corpo de Bombeiros".

Era pluralista, em matéria profissional, não há duvida, o Cmt. Enock de Lima.

Oito anos depois, Paranaguá, hoje, no valor da exportação, o 2º dos portos organizados do país, solicitava novamente aparelhamento de bombeiros. Documentemo-nos com o ofício datado de 15 Mar. 1.922, da Prefeitura local ao comando, que capeava recibo de material enviado à Seção ali funcionando e agradecia a atenção dispensada a um pedido daquela entidade. Aproveitava o Prefeito à oportunidade para saber do comando se lhe era possível fazer remessa do material que à seção faltava: 2 requintes de 3/4, 6 arruelas e 1 escada prolongável. Era modesto o pedido certamente.

Outro ofício, este da Delegacia de Policia daquele Município, expedido em 20 Nov. 1.922, externava o propósito do seu titular, Capitão Sampaio de Almeida, de reorganizar a "Guarda de Socorros da Cidade".

Solicitava 6 capacetes e 6 cintos ginásticos.

O relatório de 1.923, do delegado ao Chefe de Policia do Estado, traz o seguinte tópico bastante esclarecedor das origens do serviço contra incêndios em Paranaguá:

Secção de Bombeiros - "Esta secção, que possui material suficiente para atender qualquer sinistro (sic), foi criada e instalada também em 14 de Julho de 1.923, graças à boa vontade de V. Excia. que envidou todos os esforços para ser esta cidade dotada de tão importante melhoramento. É composta de 6 homens, sob o competente comando do Cabo de esquadra do Corpo de Bombeiros da Capital, Joaquim Fernandes de Freitas, que vem ministrando aos seus comandados a precisa instrução, estando estes aptos para o serviço.Essa secção já prestou bons serviços em dois princípios de incêndio e ultimamente na extinção do incêndio que, devorando os prédios n.º 11 e 13 da Rua Pêssego Júnior, só não assumiu proporções maiores devido a ação valiosa e decisiva dessa secção. O material foi cedido pelo Corpo de Bombeiros por ordem do Governo do Estado e solicitação de V. Excia".

Dirigia o Paraná, nesse período de sua vida administrativa, o grande estadista Dr. Caetano Munhoz da Rocha.

Paranaguá viu, por fim, extinta a seção de bombeiros, talvez no ano de 1926.

No dia 05 de Janeiro de 1.939, foi criado a Estação Portuária de Bombeiros de Paranaguá e instalado no cais do Porto por determinação do Exmo. Senhor Manoel Ribas Interventor Federal do Estado Novo no Estado do Paraná.

O Senhor Capitão João Meister Sobrinho, Comandante do Corpo de Bombeiros de Curitiba, em entendimento com o Ilmo. Senhor Dr. Raul de Azevedo Macedo (13/02/37 à 13/03/48), Superintendente do Cais do Porto, numa mútua compreensão de idéias, resolveram satisfatoriamente o número de praças que comporiam assim o destacamento local, sendo assim formado:

1º Sargento Nestor Luiz de Oliveira.

Soldado Hilário Mendes.

Soldado Oscar dos Santos.

Soldado Antônio Marcos Ferreira.

O comando da Estação de Bombeiros de Paranaguá, localizado no Porto Dom Pedro II, coube, na fase inicial, ao 2º tenente Joaquim de Souza Teixeira.

A Estação foi instalada em barracão de madeira, situado no perímetro central da administração do porto, (localizado na entrada principal do cais), atual Avenida Governador Manoel Ribas s/n.º esquina com Av. Cel José Lobo, frente da Alfândega de onde atendia os chamados de socorro solicitados da população de Paranaguá, pelo aparelho n.º 210, por não haver aparelho telefônico no prédio do destacamento.

Posteriormente, a Estação de Bombeiros portuária transferiu-se para a Av. Bento Rocha, 124 – Bairro Cais do Porto ficou funcionando ali até Set de 1988, onde sua sede foi transferida para a Rua Visconde de Nácar, 266 no Bairro Costeira no dia 31 Outubro de 1986, sendo o então Comandante do  SubGI/Pguá o Capitão Ivaldo Marchesi e Prefeito Municipal o Dr. Valdir Salmon. Foi através da Lei Estadual nº 10.956 de 15 dez 94, modificado a Organização dos Órgãos de Execução do CB do PR, passando sua designação de SubGI para 2º SGBI sob Comando de Oficial Superior. Em 1995 foi iniciado os serviços de atendimento pré-ambulatorial, serviços estes realizados por uma ambulância (AA-01) tipo veraneio ano 1976 que havia sido doada pela Petrobrás, onde bombeiros com conhecimentos específicos de atendimento ao trauma realizavam os atendimentos, posteriormente vários bombeiros realizaram o curso de socorrista  melhorando bastante o nível de atendimento.

 
Missão
PROTEÇÃO A VIDA, AO PATRIMÔNIO E AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E DE TODOS, COM ATUAÇÃO NO LITORAL PARANAENSE.
 
Estrutura
Organograma do 8°GB
 
Endereços e Contatos

Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros

Maj. QOBM Fabricio Frazatto dos Santos

Subcomandante do 8º Grupamento de Bombeiros

Maj. QOBM Douglas Martim Konflanz

 

ESTADO MAIOR

Endereço: Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 5417 - Conjunto Nilson Neves - Paranaguá
CEP: 83.215-000
Fone: (41) 3427-2006  Fax: (41) 3427-2006
E-mail: 8gb-comando@pm.pr.gov.br

 

a) 1º SGB/8º GB – Paranaguá
Comandante:

Cap. QOBM Everton Soares de Oliveira

- 1ª SB/1º SGB/8º GB

Atendimento ao público:

QR Code

Rua Desembargador Ermelino de Leão, 266- Costeira
Paranaguá/PR – CEP 83.203-430
Telefone:(41) 3423-4041

 

- 2ª SB/1º SGB/8º GB – Paranaguá/PB Nilson Neves:
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 5417 - Nilson Neves
Paranaguá/PR – CEP 83.215-000
Telefone/FAX: (41) 3427-2006

 

- 3ª SB/1º SGB/8º GB – Morretes:
Comandante:
Respondendo 1° Sgt. QPM 2-0 Rodrigo Salles Fernandes
Rod. Mário Marcondes Lobo, km 3 - IAPAR
Morretes/PR – CEP 83.350-000
Telefone: (41) 3462-3933

 

* 4ª SB/1º SGB/8º GB – Antonina:
Comandante:
Respondendo Sub.-Ten. QPM 2-0 Frederico Alberto Shtorache Sobrinho
Rua Uruguai, 06,  Centro
Antonina/PR – CEP 83.370-000
Telefone: (41) 3432-2132

 

2º SGB/8º GB – Matinhos
Comandante:

Cap. QOBM Thyago Giamberardino

- 1ª SB/2º SGB/8º GB – Matinhos
Rua Doutor Roque Vernalha nº 600 – Centro,
Matinhos/PR – CEP 83.260-000
Telefone: (41) 3453-6169 - (41) 3453-6065

 

- 2ª SB/2º SGB/8º GB – Pontal do Paraná
Comandante:
Cap. QOBM Júlia dos Santos Saldanha Frazatto
Rua Osvaldo Cruz nº 02, Sta Terezinha,
Pontal do Paraná/PR – CEP 83.256-000
Telefone: (41 )3458-5276

Atendimento ao público:

QR code

 

 3º SGB/8º GB – Guaratuba
Comandante:

1° Ten. QOBM Rafael Augusto Padilha
- 1ª SB/3º SGB/8º GB – Guaratuba
Av. Antônio Rocha nº 595 – Centro
Guaratuba/PR – CEP 83.280-000
Telefone: (41) 3442-6965

 

Atendimento ao público:

QR Code

- 2ªSB /3º SGB/8º GB – Guaratuba/Base Náutica
Estrada do Cabaraquara, s/n – Centro
Guaratuba/PR – CEP 83.280-000
Telefone: (41) 3473-1128 - (41) 3472-2325