5° Grupamento de Bombeiros - Maringá

Brasão do 5° Grupamento de Bombeiros - Maringá

 

O 5° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pela região de Maringá.

 

 

5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - MARINGÁ
Rua Marquês de Abrantes, 78 - Zona 7
CEP 87020-170 - Maringá - PR - MAPA
Fone: (44) 3218-6150 

 

 
Área de Atuação

O 5° Grupamento de Bombeiros, unidade integrante do 2º CRBM, está composto pelo 1º Subgrupamento de Bombeiros (sediado em Maringá), pelo 2º Subgrupamento de Bombeiros (sediado em Campo Mourão com uma Seção de Bombeiros em Goioerê) e pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros (sediado em Sarandi).

No total, 58 municípios são cobertos pelo 5º GB.

Para EMERGÊNCIAS, ligue 193.

CIDADES ATENDIDAS PELO 5º GB DIVIDIDAS POR QUARTÉIS

 PBC - Posto de Bombeiro Comunitário

MAPA 5° GB

 

Notícias do 5º GB Maringá

Mais notícias

 

 
Histórico

Sob a designação de 5ª Guarnição de Fogo (GF), funcionando em um alojamento de apenas dez metros quadrados (10 m²) construído em madeira, localizado na esquina das Avenidas Paraná e Tamandaré, em Maringá, com uma guarnição composta por apenas quatro bombeiros e somente uma viatura doada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER), o Corpo de Bombeiros instalou-se em Maringá no dia 8 de Agosto de 1957, na gestão do prefeito Américo Dias Ferraz.

No dia 20 de setembro de 1963, o Aspirante a Oficial Amaury Antonello (hoje Tenente Coronel RR), assumia como primeiro Oficial Comandante da fração, que era subordinado ao 3º Grupamento de Incêndio, com sede em Londrina. Posteriormente, graças ao trabalho do então Delegado Regional de Polícia – Cel. PM Aroldo Cordeiro - o Corpo de Bombeiros foi transferido para um barracão de madeira ao lado da Delegacia de Polícia, situado à Avenida Guaíra, onde permanece até os dias de hoje.

Em substituição ao antigo barracão de madeira, foi inaugurado em 31 de março de 1973 o novo quartel de alvenaria, obra que teve início na gestão do Prefeito Adriano Valente e concluída na gestão do Prefeito Sílvio Magalhães Barros. Mais tarde, em 19 de março de 1974, o 2º Ten. Miguel Kfouri Neto, contando com um efetivo de 18 homens assumia o comando do 5º GF, agora denominado 3ª Seção de Combate a Incêndio (SCI), subordinada ao 3º Grupamento de Incêndio, com sede em Londrina.

Em 28 de setembro de 1977, visando a regulamentação dos serviços de bombeiros na área de Maringá, foram transformados em Leis pelo Legislativo Municipal, os convênios Estado-Município, com a criação do Fundo de
Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), e com ele, outras duas leis instituíram também as taxas de combate a incêndio (TCI) e de vistoria de segurança contra incêndios (TVSCI). Este formato também foi adotado em todas as cidades sede de Unidades de Bombeiros, no Paraná.

Ainda sob o comando do Tenente Kfouri, o Corpo de Bombeiros de Maringá combateu um dos maiores incêndios de sua história, que se iniciou às 04h10min do dia 25 de Março de 1984, no prédio ocupado pela empresa de atacadista denominada Casas Alô Brasil e que durou dois dias, sendo empregadas na época as cinco viaturas Auto-Bomba-Tanque, de prefixos ABT-10, 11, 12, 13 e 20, de que dispunham à época.

O Tenente Kfouri foi responsável ainda pela descentralização dos serviços de bombeiros em Maringá, criando, em seu comando, os Postos do Jardim Alvorada, Vila Operária, Maringá Velho e no Distrito de Iguatemi, o que permitiu uma significativa redução no tempo-resposta de atendimento às ocorrências.

Quase completando 10 anos à frente da 3ª Seção de Combate à Incêndio, a 6 de julho de 1984, o Ten. Kfouri passou o comando ao Capitão Carlos Roberto Cidade. Atualmente, Miguel Kfouri Neto é Desembargador aposentado, tendo sido antes presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e o Coronel Carlos
Roberto Cidade ainda foi Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, e, após, em 1990, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná, substituindo o Coronel Miguel Arcanjo Capriotti.

O Governo do Estado do Paraná, através do Decreto n°. 5.404, de 08 de maio de 1.985 criou o 5º Grupamento de Incêndio, com sede em Maringá e, em 15 de julho de 1985, assumia como primeiro Comandante o Ten.-Cel QOBM Renê Raul Wengenroth Silva, já falecido. A área de abrangência do 5º Grupamento de Incêndio somava 127 municípios.

No ano de 1990, sob o comando do Tenente Coronel Léo Tadeu Noto Castanho, o 5º Grupamento de Incêndios sagrou-se campeão do torneio “Le Deffi”, uma competição que põe à prova toda a atividade operacional dos Grupamentos de Incêndio. Ainda no ano de 1990, o Corpo de Bombeiros de Maringá combateu outro grande incêndio de sua história, no edifício Royal Garden, um prédio de 42 andares ainda em construção. Este incêndio iniciou-se às 19h00min. do dia 27 de abril e foi totalmente debelado às 08h00min. do dia 28 de abril, sendo utilizadas seis viaturas Auto-Bomba-Tanque.

Em 1991, sob o comando do então Major Renê Roberto Witek, o Grupamento sagrou-se campeão da primeira Olimpíada de Bombeiro (1ª OLIBOM), realizada na cidade de Curitiba. Mais tarde, em 1997, o já Coronel Witek, assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, substituindo o Coronel Manoel Dias Paredes Filho.

No ano de 1993, sob o Comando do Major Wilson Afonso Enes, o 5º Grupamento de Incêndio sagrou-se pela segunda vez, campeão geral do Torneio “Le Deffi”.

Em 1994, passou-se a denominar 5º Grupamento de Bombeiros, atendendo a uma área de 137 municípios, sob o comando do Tenente-Coronel Wilson Afonso Enes, que atualmente se encontra na Reserva Remunerada. Assim como a cidade cresceu e expandiu-se, o Corpo de Bombeiros também evoluiu, para atender a demanda de serviço.

Em 31 de outubro de 1997, através de convênio entre o Município e o Estado, foi implantado o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE), o qual melhorou sensivelmente a qualidade dos serviços prestados à comunidade, mantendo credenciamento com quatro hospitais do Município de Maringá e um do Município de Sarandi.

Ao longo de sua história, as cidades da área de abrangência foram crescendo e com elas uma demanda de atendimento, obrigando as principais cidades, tidas como polos regionais, a criarem uma estrutura de bombeiros. Assim o Corpo de Bombeiros, através dos comandos geral e regional, deu o devido suporte técnico e as administrações municipais implantaram os serviços de bombeiros nas cidades de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã e Sarandi. Esta subdivisão nem sempre foi acompanhada ou precedida de aumento de efetivo, exigindo, então, um desdobramento por parte do comando regional (Comando de Grupamento).

Em 2010 a Polícia Militar Paraná passou por uma nova reestruturação e novas Unidades de Bombeiro foram criadas em todo o Estado. No 5º GB ocorreu então o desmembramento da Seção de Bombeiros de Ivaiporã e dos Subgrupamentos de Umuarama e Apucarana, os quais foram elevados à categoria de Subgrupamentos Independentes (SGBI). Desta forma, a área de abrangência foi reduzida de 144 para 94 municípios, contudo, ainda se manteve o status de maior área de abrangência do Estado.

 

5º Grupamento de Bombeiros - Maringá

Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros - Maringá
Tenente-Coronel QOBM Sandro Rodrigues Geraldo

Subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros
Major QOBM Leandro José Callegari

Endereço:
Rua Marquês de Abrantes, 78, Zona 7, Maringá - PR - MAPA
CEP: 87.020-170
Fone: (44) 3218-6150
E-mail: 5gb-b5@pm.pr.gov.br
E-mail: 5gb-1sgb@pm.pr.gov.br

 

Endereço 5º Grupamento de Bombeiros - Quartel Central:
Av. Guaíra, 63 - Zona 07, Centro, Maringá-PR, 87020-050, Brasil - MAPA

 
Missão

A missão do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá é atuar em operações de:

  • Prevenção e Combate a Incêndios;
  • Execução de atividades de Defesa Civil;
  • Buscas (aquática e terrestre);
  • Resgate veicular;
  • Salvamentos (altura e terrestre);
  • Socorros Públicos;
  • Apoio a outros órgãos;
  • Operações especiais a critério do Comando do Corpo de Bombeiros.

Todas as nossas atividades são baseadas no máximo respeito aos princípios da administração pública e da dignidade da pessoa humana, sendo este último nossa “viga mestra”.

 

 

Nossa missão tem como base legal a Constituição Federal e a Constituição Estadual:

Constituição Federal

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

(...)

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

(...)

§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

 

Constituição do Estado do Paraná

Art. 48. À Polícia Militar, força estadual, instituição permanente e regular, organizada com base na hierarquia e disciplina militares, cabe a polícia ostensiva, a preservação da ordem pública, a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, buscas, salvamentos e socorros públicos, o policiamento de trânsito urbano e rodoviário, de florestas e de mananciais, além de outras formas e funções definidas em lei.

Art. 46. Parágrafo único. O Corpo de Bombeiros é integrante da Polícia Militar.

Missão - 5º GB Maringá
 
Estrututra
 
Viaturas e Equipamentos

 AA – Auto Ambulância

Veículo destinado ao atendimento pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem a prestação do suporte básico de vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.

Viatura 5ºGB

 

 

ABTR - Auto Bomba Tanque e Resgate.

É nossa "caixa de ferramentas". Possui em média um tanque com capacidade de transporte de 4000 litros de água e 300 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE - utilizado em incêndios em líquidos combustíveis), contando ainda com uma moderna bomba de combate a incêndio. É empregado nas mais diversas ocorrências como atendimentos em acidentes de trânsito (Resgate Veicular), combate a incêndios, salvamento em altura, resgates em ambiente confinado, corte de árvores e demais atividades de buscas e resgates.

ABTR

 

 

APC – Auto Posto de Comando

A Auto Posto de Comando (APC) é uma viatura projetada para ser um veículo versátil e atua com função de Posto de Comando Móvel. Em seu interior os militares dispõem de mesas e cadeiras, sistema de iluminação e tomadas para comportar a gestão em ocorrências de maior duração.

VTR DEfesa Civil

 

 

ABS – Auto Busca e Salvamento Defesa Civil

Utilizado em diversos tipos de salvamentos, buscas e ações de Defesa Civil, a viatura Auto Busca e Salvamento (ABS) e adaptada para terrenos mais acidentados podendo transportar embarcações, botes, guarnições e equipamentos. Conta com tração 4x4, faróis auxiliares e um guincho elétrico. A ABS também é utilizada como viatura administrativa.

ABS 5GB

 

 

VIR - Viatura de Intervenção Rápida

O atendimento da VIR é para qualquer situação emergencial, quando na cena de trauma houver necessidade da presença do médico. A viatura é tripulada por condutor socorrista, médico e enfermeiro e dotada de equipamentos que permitem a prestação de suporte avançado de vida.

VIR - Veículo de Intervenção ráída

 

 
Endereços e Contatos

 

193
  • Sede Administrativa do 5º Grupamento de Bombeiros
     
    • Comandante do 5º GB: Tenente-Coronel QOBM Sandro Rodrigues Geraldo.
    • Subcomandante e Chefe do Estado-Maior: Major QOBM Leandro José Callegari.

      Agendamentos pelo telefone (44) 3218-6150, solicitações via E-mail 5gb@bm.pr.gov.br

  • Atendimento Administrativo a População
     
    • Comissão Técnica e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC): 

      • 3218-6191/3218-6161 (WhatsApp) 

         

    • Maringá e região - 1º SGB (verificar área de atuação)

      • Comandante do 1º SGB/5º GB: Capitão QOBM Cezar Perdoncini.
         

      • Serviço de atendimento remoto administrativo
        Canal de comunicação via telefone e e-Mail para assuntos gerais:
        - (44) 3218-6150
        - E-mail: 5gb-1sgb@bm.pr.gov.br

        Canal de comunicação via telefone, e-mail e WhatsApp para assuntos relacionados a Vistorias, Projetos e Boletins de Ocorrência:
        - (44) 3218-6182 (WhatsApp)
        - E-mail: 5gb-1sgb-1sb-prev@bm.pr.gov.br
         

      • Serviço de atendimento presencial
        O cidadão poderá se direcionar ao endereço abaixo sem a necessidade de agendamento (atendimento por ordem de chegada), preferencialmente munidos de documentação relacionada a solicitação.
        Rua Marquês de Abrantes, 78, Zona 07, Maringá - CEP: 87020-170

        Modelos de requerimentos para solicitações no Corpo de Bombeiros (para impressão ou preenchimento em cópia).
        Solicitação de Boletim de Ocorrência 1º SGB - Requerimento RGO
        Solicitação de Alteração/Substituição de Projeto - Requerimento SPCID
         

      • Horário de Atendimento: segunda a sexta das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30 min.


         

    • Campo Mourão e região - 2º SGB (verificar área de atuação)

      • Comandante do 2º SGB/5º GB: Capitão QOBM Anderson Luiz Feijó.
         

      • Serviço de atendimento Remoto Administrativo
        Canal de comunicação via telefone, e-mail e WhatsApp, possibilita o atendimento relacionado a Vistorias, Projetos e Boletins de Ocorrência.
        (44) 3523-3797 (WhatsApp)
        E-mail: 5gb-2sgb@bm.pr.gov.br
         

      • Serviço de atendimento presencial
        O cidadão poderá se direcionar ao endereço abaixo sem a necessidade de agendamento (atendimento por ordem de chegada), preferencialmente munidos de documentação relacionada a solicitação.
        Avenida João Bento, 660, Centro, Campo Mourão - CEP: 87301-030


        Modelos de requerimentos para solicitações no Corpo de Bombeiros (para impressão ou preenchimento em cópia).
        Solicitação de Boletim de Ocorrência 2º SGB - Requerimento RGO
        Solicitação de Alteração/Substituição de Projeto - Requerimento SPCID
         

      • Horário de Atendimento: segunda a sexta das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30 min.


         

    • Sarandi e região - 3° SGB (verificar área de atuação)

      • Comandante do 3º SGB/5º GB: Capitão QOBM Rodrigo Manoel dos Santos.
         

      • Serviço de atendimento remoto administrativo
        Canal de comunicação via telefone e e-Mail, possibilita o atendimento relacionado a Vistorias, Projetos e Boletins de Ocorrência.
        ​​(44) 3288-5500
        E-mail: 5gb-3sgb@bm.pr.gov.br

         

      • Serviço de atendimento presencial
        O cidadão poderá se direcionar ao endereço abaixo sem a necessidade de agendamento (atendimento por ordem de chegada), preferencialmente munidos de documentação relacionada a solicitação.
        Rua Antônio Volpato, 1040, Jardim Europa, Sarandi - CEP: 87113-000


        Modelos de requerimentos para solicitações no Corpo de Bombeiros (para impressão ou preenchimento em cópia).
        Solicitação de Boletim de Ocorrência 3º SGB - Requerimento RGO
        Solicitação de Alteração/Substituição de Projeto - Requerimento SPCID

         

      • Horário de Atendimento: segunda a sexta das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30 min.