1° Grupamento de Bombeiros - Curitiba

Brasão do 1° Grupamento de Bombeiros

 

O Primeiro Grupamento abrange toda a cidade de Curitiba e conta com uma Sede Administrativa situada no Posto de Bombeiros Portão e 09 Postos de Bombeiros distribuídos na capital e divididos em Subgrupamentos.

 

 

1° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - CURITIBA
Rua Pres. Wenceslau Braz, 3968-B
CEP 81.030-030 - Curitiba - PR - MAPA
Horário de atendimento administrativo:
8h30 às 12h / 13h30 às 18h
41 3212-2900

 

 
Área de Atuação

Atualmente a área de atuação do Primeiro Grupamento abrange toda a cidade de Curitiba e conta com uma Sede Administrativa situada no Posto de Bombeiros Portão e 09 Postos de Bombeiros distribuídos na capital e divididos em Subgrupamentos.

O Posto de Bombeiros Portão foi inaugurado em 1982 e desde então é o quartel que abriga o Comando da Unidade e as demais seções administrativas:

Comando 1°GB: Ten.-Cel. QOBM Fabio Felix Pedroso
Sub-Comando 1°GB: Maj. QOBM Davi Daniel Simão

• Seção B/1 - Pessoal e Direitos
• Seção B/2 - Inteligência
• Seção B/3 - Planejamento e Instrução
• Seção B/4 - Logística
• Seção B/5 - Comunicação Social
• Seção B/6 - Tesouraria
• Seção B/7 - Prevenção e Combate a Incêndios
• Seção B/8 - Defesa Civil

 

Os Subgrupamentos são um conjunto de quartéis cuja área de atuação corresponde a determinados bairros da cidade e destinam-se ao atendimento de ocorrências de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgates, buscas e salvamentos:

• 1º Subgrupamento: composto pelos quartéis PB Portão, PB Central, PB Boqueirão, PB Bairro Novo e PB CIC. É o maior SGB em termos de área de atuação e população, prestando atendimento a 44 bairros da porção Centro-Sul e Oeste de Curitiba.

• 2º Subgrupamento: composto pelos quartéis PB Cabral, PB Bairro Alto, PB Pilarzinho e PB Santa Felicidade. Corresponde a porção Norte de Curitiba e conta com 31 bairros em sua área de atuação.

• 3º Subgrupamento: composto pelo efetivo do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e Desastres. É responsável pelo Atendimento ao Público, realização de Vistorias, Fiscalizações e Análises Técnicas, bem como participação em Ações Integradas de Fiscalização Urbana.

 

Notícias do 1º GB Curitiba

Mais notícias

 

 
Histórico

ANTECEDENTES

O início do serviço de combate a incêndio na cidade de Curitiba ocorreu no ano de 1897 com a criação de uma organização civil de bombeiros alemães: a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários. Estes bombeiros atuavam frente as demandas da cidade e contavam diariamente com escala de prontidão e treinamentos aos voluntários.

Exerceram suas atividades na capital por aproximadamente 4 anos, até que em 1901 um acontecimento mudou o rumo da pequena corporação de bombeiros. Ao atenderem um incêndio de grandes proporções no Hotel Paraná, grande parte dos materiais utilizados por eles foram destruídos pelos chamas e infelizmente alguns dos bombeiros mais importantes da Sociedade perderam a vida. Em meio a tristeza gerada pelo ocorrido e tendo em vista a falta de recursos para reerguer a corporação, os membros restantes não tiveram escolha a não ser por um fim ao serviço que prestavam e a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários foi extinta.

Nos anos seguintes, especificamente em 1906 e 1909, foi autorizado o funcionamento de uma Seção de Bombeiros no interior do Regimento de Segurança, atual Polícia Militar do Paraná, para prestar atendimento de combate a incêndio na cidade de Curitiba.

Entretanto, a criação efetiva de um Corpo de Bombeiros ocorreu apenas em 1912, através da Lei 1.133 de 23 de março de 1912. Nesta lei o então Presidente Estadual Carlos Cavalcanti de Albuquerque estabeleceu as bases para a criação e funcionamento do Corpo de Bombeiros na Capital do Estado do Paraná, o qual seria composto por um Estado Maior, um Estado Menor e duas Companhias.

No mês seguinte, com a criação da Lei 1.173 de 9 de abril de 1912, ficou então estipulado o quantitativo de 100 bombeiros para atuar efetivamente na corporação, sendo 94 praças e 6 oficiais. Além disso, pelo Decreto 342 de 15 de abril o 2º Tenente do Exército, Fabriciano Rego Barros, foi nomeado como Major Comandante do Corpo de Bombeiros.

Os sete meses seguintes serviram para organizar toda a estrutura de funcionamento do Corpo, como a sede do quartel, o recrutamento e treinamento dos novos militares e a divisão do efetivo. Assim sendo, foi na data de 8 de outubro que o Major Comandante Fabriciano publicou a famosa "ORDEM DO DIA Nº 01", documento o qual dava início aos trabalhos da corporação e relatava os demais oficiais pertencentes ao Estado Maior:

• Capitão Assistente Manoel José;
• Alferes-quartel-mestre Sylvio Van Erben;
• Alferes Secretário Urias Pio Martins;
• Comandante da 1ª Companhia Capitão Gastão Barroso;
• Comandante da 2ª Companhia Capitão Americo Fernandes de Azevedo.

 

ORIGEM DO PRIMEIRO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

O Primeiro Grupamento de Bombeiros é um órgão de execução do Corpo de Bombeiros do Paraná e sua missão está intimamente ligada com a atividade fim da instituição, o serviço operacional de atendimento às ocorrências na cidade de Curitiba. Por este motivo, a origem deste grupamento não poderia ser outra senão as duas companhias de bombeiros criadas inicialmente em 1912 as quais faziam parte da estrutura organizacional da Instituição e destinavam-se ao atendimento das ocorrências de combate a incêndio na capital.

O ingresso das praças na corporação era de caráter voluntário e assim que os novos bombeiros ingressavam eles eram submetidos a um exame de saúde e na sequencia eram incorporados alternando-se entre as duas companhias, cada qual sob um número de identificação próprio. Desse modo, a primeira companhia era composta pelos bombeiros de números ímpares e a segunda pelos de números pares. No livro das “Ordens do Dia” de 1912 está registrado o ingresso desses primeiros combatentes, com discriminação de seus nomes, números e companhia a que pertenciam. Um mês após a publicação da "Ordem do Dia n° 01" há o registro em boletim de que já haviam 45 praças atuando na corporação.

No dia 05 de novembro de 1912 o Corpo de Bombeiros atendeu um incêndio de grande porte que atingiu a então Fábrica de Phosphoros Pinheiro, atual Swedish Match no bairro Rebouças, tendo sido mobilizado praticamente todo o efetivo da corporação. O trabalho realizado pela tropa nesta ocorrência rendeu um elogio do Comandante em comissão, Capitão Manoel José Nogueira, que foi expresso em NOTA DE LOUVOR.

Por ser este o primeiro registro oficial dos grandes feitos realizados pelos bombeiros da capital, a ocasião ficou marcada na corporação como o “batizado” do Serviço Operacional do Bombeiro. Como forma de homenagear esses bombeiros pioneiros da nossa história, ficou instituído através do Decreto Estadual nº 9179/21 que a data de 05 de novembro destina-se à comemoração do aniversário do Primeiro Grupamento de Bombeiros, sendo que atualmente a unidade está prestes a completar seus 110 anos de existência.

 

ORGANIZAÇÕES DO PRIMEIRO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Inicialmente, em 1912, o Primeiro Grupamento resumia-se às duas companhias criadas com a Lei 1.133 e não havia uma divisão e denominação especifica como existe atualmente. O atual 1º GB era na época a parte operacional do Corpo de Bombeiros do Paraná, e assim permaneceu ao longo dos anos até o início da interiorização do serviço de bombeiro no Estado.

Na década de 50 a unidade atuava sob a denominação de Seção de Bombeiros, localizadas na sede e nos bairros. Conforme o Boletim 116 de 25 de maio de 1953, a estrutura do Corpo de Bombeiros era divididas em onze seções de bombeiros:

• Seção Comando;
• Seção de Bombeiros - Sede (3 seções);
• Seção de Bombeiros - Bairro Portão;
• Seção de Bombeiros - Bairro Bacacheri;
• Seção de Bombeiros - Interior do Estado (4 seções);
• Seção de Serviços;

 

Adiante, na década de 60, mudou sua designação para Primeiro Grupamento de Fogo, de acordo com o Anuário Sul do Brasil, de Sylvio Van Erven - edição do autor 1962. Nessa época existiam também outros oito grupamentos em todo o Estado, além de Departamentos de Apoio:

• Departamentos de Apoio: de Saúde, de Incêndio, de Material, de Oficinas, de Administração, de Buscas e Salvamentos, Técnico e de Ensino e Instrução;
• 1° Grupamento de Fogo: Curitiba;
• 2° Grupamento de Guarda-Vidas: Curitiba, Paranaguá e Guaratuba;
• 3° Grupamento de Fogo: Londrina e Maringá;
• 4° Grupamento de Fogo: Cascavel e Guarapuava;
• 5° Grupamento de Fogo: Paranaguá e Antonina;
• 6° Grupamento de Fogo: Ponta Grossa e Irati;
• 7° Grupamento de Serviços Auxiliares: Curitiba, antigo SSP - Serviço de Salvamento e Proteção
• 8° Grupamento de Fogo: Aeroporto Afonso Pena e Vila Parolin;

 

Em meados da década de 70 passou a chamar-se Primeiro Grupamento de Incêndio. Essa mudança ocorreu com a criação da Lei n° 6774, de 8 de janeiro de 1976 - A Lei de Organização Básica da PMPR, como segue:

 

Art 45. Os órgãos de execução do Corpo de Bombeiros são constituídos pelas unidades operacionais que serão organizadas em:
I - Grupamento (Subgrupamento) de Incêndio (GI e S/GI): incumbido da missão de extinção de incêndios. Tem condições de realizar missões de busca e salvamento e é subordinada ao Comando do Corpo de Bombeiros.

 

A nível estadual a divisão ficou a seguinte:
• 1° Grupamento de Incêndio: Curitiba
• 2° Grupamento de Incêndio: Ponta Grossa
• 3° Grupamento de Incêndio: Londrina
• Grupamento de Busca e Salvamento: Curitiba


Em 21 de abril de 1982 teve sua atual sede administrativa inaugurada, no Posto de Bombeiros Portão. Em 1994, com a Lei 10.956 de 15 de dezembro conferindo nova redação ao artigo 45 da LOB, finalmente recebeu a denominação de Primeiro Grupamento de Bombeiros, a qual permanece até hoje:


Art 45. Os órgãos de execução do Corpo de Bombeiros são constituídos pelas unidades operacionais que serão organizadas em:
I - Grupamento (Subgrupamento) de Bombeiros (GB e SGB): incumbido da missão de extinção de incêndios, busca e salvamento e é subordinado ao Comando do Corpo de Bombeiros.

 
Missão

A missão do Primeiro Grupamento de Bombeiros é SERVIR a população Curitibana de modo a PROTEGER a vida, o meio ambiente e o patrimônio, além de PROMOVER um desenvolvimento social responsável e seguro.

 
Viaturas e Equipamentos

AUTO BOMBA TANQUE RESGATE - ABTR

ABTR

 

 

 

AUTO POSTO DE COMANDO - APC

Auto Ambulância

 

 

 

AUTO ESCADA MECÂNICA - AEM

Auto Escada Mecânica

 

 

 

CAVALO TRATOR - CT / AUTO TANQUE - AT

CT Cavalo Trator

 

 

 

AUTO BUSCA E SALVAMENTO - ABS

Auto Busca e Salvamento

 

 

 

AUTO AMBULÂNCIA - AA

Posto de Comando

 

 

 
Endereços e Contatos
  • Sede Administrativa

Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968 B - Portão, CEP: 81010-001.

 

 

  • Atendimento ao CIDADÃO

 

Serviço de Atendimento Remoto

Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp, por meio do número (41) 99107-6440. A comunicação é feita apenas por mensagens de texto, pois este número não recebe ligações.

Possibilita o acesso a informações, solução de dúvidas e agendamento para ATENDIMENTO ONLINE via mensagem com nossa equipe técnica.

Conforme a necessidade, a equipe técnica poderá agendar um ATENDIMENTO PRESENCIAL.

Para iniciar o chat, é possível abrir a câmera do seu celular e apontar para o QR Code abaixo:

 

qrcode

 

 

 

Serviço de Atendimento Presencial

O atendimento presencial poderá ser agendado juntamente com a Equipe Técnica, por meio do WhatsApp acima, para os casos em que não seja possível encontrar uma solução por meio eletrônico.

Após realizar o agendamento, o cidadão poderá se direcionar ao endereço da Sede do Grupamento.

Para solicitar e retirar Boletins de Ocorrência não há necessidade de agendamento. Basta comparecer na Sede do 1º GB portando a documentação necessária.

 

Endereço de atendimento: Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968 B - Portão, CEP: 81010-001.

Horário de atendimento: segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 17h.

 

Sistema eProtocolo Digital

Plataforma do Governo do Paraná para protocolo de documentos ao 1º GB.
Veja nosso Tutorial eProtocolo e acesse o site https://www.eprotocolo.pr.gov.br/ para envio de ofícios e demais solicitações ao 1º GB.

 

 

  • Atendimento a ÓRGÃOS PÚBLICOS

 

Sistema eProtocolo Digital

O código para envio e tramitação de documentos por parte de Instituições e Órgãos cadastrados no eProtocolo é 1GB/PTG - Protocolo Geral 1GB.

 

E-mail Institucional

Endereço eletrônico destinado a comunicação entre Instituições Públicas e Órgãos do Governo do Estado. O endereço do 1º GB é o: 1gb@bm.pr.gov.br.

 

 

1º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS

 

  • Posto de Bombeiros - Portão

Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968B, Portão
CEP: 81010-001
Fone: (41) 3212-2914

 

  • Posto de Bombeiros - Central

Rua Nunes Machado, 130, Centro
CEP: 80250-000
Fone: (41)3351-2049

 

  • Posto de Bombeiros - Boqueirão

Praça Nossa Senhora do Carmo, 47, Boqueirão
CEP: 81650-010
Fone: (41) 3276-8692

 

  • Posto de Bombeiros - Bairro Novo

Rua Lupionópolis, 1255, Sítio Cercado
CEP: 81925-260
Telefone: (41) 3564-6844

 

  • Posto de Bombeiros - CIC

Rua Arthur Martins Franco, 180, Cidade Industrial De Curitiba
CEP: 81170-350

 

 

SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS

 

  • Posto de Bombeiros - Cabral

Avenida Munhoz da Rocha, 1431, Juvevê
CEP: 80035-210
Telefone: (41) 3281-1950

 

  • Posto de Bombeiros - Santa Felicidade

Avenida Vereador Toaldo Túlio, 708, Santa Felicidade
CEP: 82320-010
Telefone: (41) 3272-9740

 

  • Posto de Bombeiros - Pilarzinho

Rua Amauri Lange Silvério, 331, Pilarzinho
CEP: 82120-000
Telefone: (41) 3336-5342

 

  • Posto de Bombeiros - Bairro Alto

Endereço: Av. da Integração, 1120, Bairro Alto
CEP: 82840-290
Telefone: (41) 3238-0898

 

 

3º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS

 

  • Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e Desastres

Endereço: Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968B, Portão
CEP: 81010-001
WhatsApp: Serviço de Atendimento Remoto do 1ºGB por meio do número (41) 99107-6440