Vazamento de amônia em Maringá mobiliza Corpo de Bombeiros 03/02/2023 - 11:25

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (03/02/2023) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado em torno das 22h desta quinta-feira (02), para atender ocorrência de vazamento de amônia em uma indústria localizada na Avenida Colombo próximo ao Contorno Norte, em Maringá. De acordo com o solicitante, além do vazamento do gás, que é tóxico ao ser humano, havia a informação de que dois trabalhadores inalaram a substância. Por tratar-se de ocorrência atípica e de grande complexidade, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, dois caminhões de resgate e salvamento (ABTR), o Oficial de Área, e uma viatura especializada para atuação em ocorrências envolvendo produtos perigosos. Ao mesmo tempo, o Samu enviou uma ambulância e um suporte avançado de vida.

No local, com informações repassadas por equipes da empresa, confirmou-se vazamento de amônia situada em local de armazenagem. Técnicos da empresa haviam conseguido conter o escape de gás por meio do fechamento de válvulas de segurança. Ainda assim, dotados de roupa de proteção e equipamentos respiratórios, dois bombeiros militares realizaram a checagem das instalações a fim de revisar as condutas até então adotadas.

Externamente, outra guarnição do Corpo de Bombeiros aferiu a concentração do produto perigoso no ar em um raio de 500 metros do local do vazamento, a fim de mitigar a contaminação dos arredores. Nessa análise, o equipamento utilizado identificou presença de gás numa área distante até 80 metros da fonte, ficando restrito ao perímetro da indústria.

Os dois trabalhadores que se contaminaram eram do sexo masculino, apresentavam sinais leves de intoxicação como irritação em olhos e vias áreas. Foram atendidos pelo Samu, e encaminhados ao Hospital Universitário de Maringá.