Corpo de Bombeiros de Campo Largo completa 38 anos 03/09/2021 - 13:51

O Corpo de Bombeiros de Campo Largo completa neste dia, 3 de setembro de 2021, 38 anos de existência. E nesse período até os dias de hoje já foram feitas diversas melhorias em termos de estrutura física, equipamentos e viaturas.

O primeiro quartel estava localizado na Rua do Centenário, 2446, Bairro Centro, prédio da antiga Delegacia de Polícia. Na época da fundação a Fração de Bombeiros possuía um contingente composto de 16 Bombeiros, com uma viatura de combate a incêndios ABT de prefixo na época ( ABT – 13 )

Em data de 12 de setembro de 2000 o Posto de Bombeiros foi transferido para o endereço na Rua Quinze de Novembro 3540, Bom Jesus, Campo Largo, Paraná, onde permanece até hoje.

O quartel conta atualmente com uma estrutura de 750 m² de área construída, tendo em prontidão uma Auto Ambulância (AA) e um Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), para atender ocorrências de combate a incêndio, acidente com meio de transporte, incêndio ambiental, dentre outras. Sendo nessa época do ano é disponibilizada ainda uma Caminhonete para operações de incêndio ambiental em Campo Largo e região.

O Corpo de Bombeiros de Campo Largo é o local da sede do 2º SGB, que é subordinado ao 7º Grupamento de Bombeiros, e a área de articulação desse SGB compreende não só Campo Largo, mas também os seguintes municípios Balsa Nova, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Doutor Ulysses.

O atual Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros (2º SGB) do 7º GB é o Capitão Lucas Romaniuk, contando ainda com o 2º Tenente Fellipe Pacheco dos Santos Lima na função de Comandante da 1ª Seção de Bombeiros de Campo Largo e Chefe do Setor de Prevenção Contra Incêndio e a Desastre; e mais 39 praças distribuídos em atividades administrativas e operacionais.

O quartel atua na prestação de socorros públicos, buscas, salvamentos, combate a incêndio, fiscalizações na área de prevenção de incêndio e desastres, bem como na prevenção e resposta de ações de defesa civil, sendo que nos decorrer desse ano já atendeu 644 ocorrências operacionais, fez 762 vistorias e 264 análises de projetos.

#bombeiros #firefighter #bombeiromilitar #parana #campolargo