Formatura do Curso de Guarda-Vidas 2021/2022. 14/02/2022 - 14:08

Na manhã desta segunda-feira (14), aconteceu, na cidade de Matinhos, a formatura do Curso de Guarda-Vidas 2021/2022 do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Os 30 bombeiros militares, que passaram por quase quatro meses de dedicação exclusiva ao curso, participaram da solenidade que encerrou o ciclo de instruções teóricas e práticas desenvolvidas na sede do Centro de Ensino e Instrução, em São José dos Pinhais, e no 8º Grupamento de Bombeiros, no litoral paranaense. O litoral foi, também, a grande "sala de aula", pois aqui, nas areais de nossas praias, os militares cumpriram a etapa final do curso: o estágio em que já atuaram nos serviços de prevenção e salvamento aquáticos, nesta temporada 2021/2022, sempre ao lado de Guarda-Vidas veteranos.

O evento, que teve número reduzido de convidados e todas as medidas preventivas à disseminação da Covid-19, contou com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior; do comandante do 1º Comando Regional Bombeiro Militar, Coronel QOBM Gilberto Gavilovski; do Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, Tenente-Coronel QOBM Pedro Wagner Ogaki Malacrida; do Chefe do Centro de Ensino e Instrução, Major QOBM Eduardo José Slomp Aguiar; e do representante do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, Sargento da Reserva Remunerada João Carlos, Secretário Municipal de Segurança.

Na ocasião, os primeiros colocados do curso (Cabo QPM 2-0 Artur Vinícius de Souza Damas, Cabo QPM 2-0 Bruno Grockoski e Soldado QPM 2-0 Gustavo de Souza Charello) receberam homenagens pelos resultados obtidos. Foram agraciados, também, militares que tiveram importância fundamental para a formação dos novos Guarda-Vidas.

O Curso de Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros do Paraná é referência em âmbito nacional na preparação de profissionais para a realização de atividades de salvamento aquático no mar, nas represas e nos rios. É considerado, também, um dos cursos mais exigentes da Corporação devido ao alto grau de esforço físico e psicológico despendidos pelos alunos durante os períodos de treinamento.

Ao final da solenidade, os 30 novos Guarda-Vidas, bombeiros militares de diversas cidades do nosso Estado, fizeram a tradicional entrada ao mar, em busca da camiseta amarela, uniforme tão almejado que representa o preparo e a honra do Guarda-Vidas.