9º GB celebra 44 anos de atuação em Foz do Iguaçu 13/08/2020 - 17:31

O Corpo de Bombeiros comemora nesta quinta-feira, 13 de agosto, 44 anos prestando serviços em Foz do Iguaçu. A instalação da Corporação na cidade foi chancelada pela Lei Municipal nº 817, que autorizou a Prefeitura Municipal a firmar convênio com o Estado do Paraná, a fim de criar uma unidade do Corpo de Bombeiros na Terra das Cataratas.

Hoje, a unidade comemora um crescimento importante ao longo da história. Com quatro postos distribuídos pela cidade (nos bairros Maracanã, Morumbi, Vila A e Centro), e um centro de treinamento aquático, Foz do Iguaçu comanda os serviços do Corpo de Bombeiros em onze municípios da região (Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Medianeira, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Diamante D’Oeste).

Não houve solenidades em razão das medidas de prevenção contra o corona vírus.

A HISTÓRIA

Era o final dos anos 60 e 70. Foz do Iguaçu se expandia. A BR 277 havia sido construída para ligar a também a recém-inaugurada ponte da amizade ao resto do Estado do Paraná. Nos anos 70, o aeroporto internacional de Foz do Iguaçu foi inaugurado e Usina de Itaipu era construída trazendo um novo ciclo econômico e milhares de novos moradores que demandou novos serviços públicos. Neste contexto, em 13 de agosto de 1976 era criado o primeiro quartel na cidade, no bairro Maracanã.

A cidade cresceu e o Corpo de Bombeiros se expandiu. De norte a sul abriram-se quartéis na busca estratégica de oferecer respostas rápidas e eficazes às ocorrências. Nessa trajetória, a dinâmica de Foz do Iguaçu, encravada na fronteira mais movimentada do Brasil, sofreu as variáveis econômicas internas e externas, mas a Corporação se readequou. Os planos de desdobramentos denotam a importância cada vez maior alcançada pela Unidade que passou de ser uma Seção de Incêndio subordinada Ponta Grossa, para se tornar um Subgrupamento Independente e, finalmente, um Grupamento de Bombeiros.

• Inauguração do 1º Quartel de Foz-5ª SCI do 2ºGI
    Sede do Comando do 9ºGB