9º Grupamento de Bombeiros apoia a I Gincana Todos Contra a Dengue 23/12/2020 - 14:26

“Todos saíram vencedores” – este é o desfecho que a Comissão Organizadora e de Avaliação da I Gincana Todos contra a Dengue, promovida pela Itaipu Binacional com apoio do 9º Grupamento de Bombeiros e Prefeitura de Foz do Iguaçu, que chegou ao final do concurso cultural. A Gincana, realizada nos últimos 30 dias, mobilizou mais de 100 mil moradores de Foz do Iguaçu através de 22 associações de bairros participantes que, por meio de ações práticas e educativas travaram uma disputa saudável cujo objetivo foi mobilizar a população para conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.

As ações foram julgadas em 5 modalidades e possuíam pontuação conforme regulamento: Vistorias, realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município; Envolvimento Comunitário, instituições ou empresas da comunidade que apoiaram as ações; Ações Coletivas, engajamento dos moradores do bairro na limpeza das residências; Limpeza de Vias Públicas, coleta de resíduos e limpeza das ruas, vídeo, confecção de material educativo, tutoriais e depoimentos.

Após quase 1 mês de ações os bairros que tiveram maior pontuação foram: Ouro Verde (4.200 pontos), Jardim Veraneio (3.850 pontos) e AKLP (2.090 pontos). As associações dos bairros com maior pontuação irão receber R$ 55 mil, provenientes do fundo eventual da margem esquerda da Itaipu, que subsidiará uma obra nova, reforma de espaço ou equipamento de uso público localizado no bairro e deverá atender obrigatoriamente às seguintes premissas: ser implantado no bairro representado pela associação de moradores, ser de uso público e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população do entorno.

O 9º Grupamento de Bombeiros, por meio da 9º Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, participou da elaboração do regulamento da gincana, comissão de avaliação, acompanhamento de vistorias junto ao CCZ, distribuição de 450 sacolas de lixo de 50 litros e panfletos informativos da Dengue, sendo que estes materiais foram repassados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A unidade ressalta que a melhor forma de prevenção à Dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Esta luta pode ser vencida adotando medidas simples como eliminar água parada, que pode se tornar um possível criadouro, em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Para mais informações, acesse: http://www.dengue.pr.gov.br.