9º Grupamento de Bombeiros recebe novo caminhão de combate a incêndios 15/07/2020 - 16:30

Nesta quinta-feira (15), em solenidade realizada no quartel de Medianeira, o 9º Grupamento de Bombeiros recebeu um novo caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) e de kits de combate a incêndio florestal (Pick-up) entregues pelo Comandante do 3ºCRBM, Tenente-Coronel Gelson Marcelo Jahnke e passará a integrar a frota do Posto de Bombeiros de Medianeira, maximizando o atendimento da Corporação da cidade que vive um pleno desenvolvimento socioeconômico.

Para o Comandante Regional, a nova viatura vem para respaldar o atendimento às novas demandas de serviços, pois o veículo possui uma maior capacidade de armazenamento de agentes extintores e compartimentos amplos para deslocar diversos equipamentos, podendo assim ser empregado além dos casos de incêndio, também em resgates e salvamentos.

AQUISIÇÃO E TECNOLOGIA

A aquisição da viatura se deu no marco de um trabalho intenso realizado pelo Estado-Maior do Corpo de Bombeiros. A partir do Comandante da instituição, Cel. Samuel Prestes, a BM-4, a BM-6 e a Dafin geriram um processo de licitação e compra através do FUNCB, integrando as áreas de logística, planejamento, orçamento, administração e finanças que resultou na de 21 caminhões de combate a incêndio para todo o Estado, num investimento total de 19.530.000,00 reais.

O caminhão modelo Constellation 17.280, entregue no Posto Medianeira, possui transmissão manual de nove velocidades sincronizadas permitindo ao motorista encontrar a marcha mais adequada para cada situação de operação, elevando a economia de combustível e tornando a condução mais ágil, permitindo aos bombeiros um deslocamento ágil e seguro, contribuindo para a chegada da equipe de socorro o mais rápido possível.

Com 280 cv de potência, capacidade do reservatório de 4000 litros de água, bomba de incêndio com vazão de 750 GPM, carretel de mangotinho, canhão monitor, portas laterais tipo persiana entre outros equipamentos, a robustez da nova viatura amplia a disponibilidade deste novo caminhão que já trabalhava em regime de teste e agora passa a estar de prontidão para qualquer emergência, noite e dia.