9ºGB PARTICIPA DE SIMULADO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO 05/05/2022 - 13:53

Na manhã de hoje (05), o 9º Grupamento de Bombeiros participou de um simulado de atendimento à um acidente de trânsito na Avenida Paraná, entre as Avenidas Florianópolis e Maceió, em Foz do Iguaçu.

O lugar foi escolhido devido ao grande tráfego de veículos, possibilitando que muitas pessoas que estavam a caminho do trabalho, presenciassem a atividade que representou a realidade cruel do trânsito na região: somente nestes quatro primeiros meses do ano de 2022, o Corpo de Bombeiros registrou na área de abrangência do 9º GB, 15 óbitos em 1.038 atendimentos à acidentes de trânsito. Deste total, 605 se tratavam de colisão, ou seja, quase 60% do total dos acidentes envolveram o choque entre veículos.

Por isso, o simulado expôs uma situação de colisão entre um carro e uma moto, com uma vítima em óbito - C4 (criança representada por boneco), uma vítima gravidade leve - C1 (motociclista) e uma vítima gravidade média - C2, com lesão em coluna (condutor do veículo). Agentes da PM e da Guarda Municipal, realizaram o isolamento da área e organizaram o trânsito para que os militares do Corpo de Bombeiros tivessem o acesso facilitado ao local do acidente. Com a chegada dos socorristas, os primeiros atendimentos foram prestados e as vítimas encaminhadas ao hospital.

A atividade aconteceu dentro do cronograma de ações de conscientização do maio amarelo que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, numa ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, e no marco do Programa Vida no Trânsito, uma estratégia intersetorial coordenada pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo promover e articular intervenções de segurança no trânsito.

Participaram também do simulado, 14º Batalhão de Polícia Militar, a Guarda Municipal, o FozTrans, o Instituto Médico Legal (IML) e voluntários de autoescolas da cidade.

MAIO AMARELO

As atividades relacionadas ao "Maio Amarelo", vão acontecer até o fim do mês com outras ações e campanhas educativas, envolvendo entidades do poder público e da sociedade civil com o intuito de com orientações e conscientização tanto de motoristas quanto de pedestres sobre cuidados no trânsito.