9ºGB realiza capacitação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil 28/06/2021 - 17:00

Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), foi realizado no Auditório da Prefeitura de Medianeira, o treinamento para Capacitação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, da 9ª Regional da Defesa Civil. O evento foi organizado pelo 9º Grupamento de Bombeiros em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A capacitação com os coordenadores municipais tem por objetivo apresentar e trabalhar informações gerais sobre o uso e confecção de documentação no Sistema Informatizado da Defesa Civil (SISDC e S2ID) e suas funcionalidades e ferramentas, para se obter a melhor capacidade de resposta em casos de emergências.

Para o 2º Ten. QOBM Cesar Cardia Piana, coordenador da Defesa Civil na região do 9º Grupamento de Bombeiros, saber os processos que são necessários na hora do desastre, para trabalhar todo o ciclo de Defesa Civil é essencial para que se tenha uma melhor gestão e um melhor atendimento para a população dos municípios da regional.

O coordenador pontuou ainda que em caso de desastres, há uma série de documentos que precisam ser feitos como protocolos, cadastros e laudos para decreto e reconhecimento da situação de emergência e o estado de calamidade pública conforme critérios de instrução normativa.

“Todo esse processo precisa ser feito para que se consiga tanto pedido de ajuda humanitária como recursos, para resposta, para fazer frente a ter novamente uma recuperação daquela situação de anomalia do desastre e a gente tenha novamente a situação de tranquilidade para voltar à normalidade anterior”, completou.

Neste contexto, foram abordados conhecimentos das câmaras temática e programas da Defesa Civil Estadual (Produtos Perigosos, Segurança de Barragens, Brigada Escolar e Previna) além de prevenção a afogamentos. Participaram do evento, coordenadores dos 9 municípios compõe a 9° CORPDEC: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Diamante D'Oeste, Santa Helena, Medianeira, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.

O 9º GB compôs a docência do curso com o Cap. QOBM Jonatas Barrionuevo Theodoro, 2º Ten. QOBM Cesar Cardia Piana juntamento com o 2° Sgt. QPM 2-0 Rogério Marcos de Souza Hammes e o Cb. Lambaret, ambos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

As capacitações acontecem anualmente e os instrutores são Bombeiros Militares lotados na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em Curitiba que vão até às regionais e fazem esta capacitação presencial, a corporação oferece capacitações EAD, mas devido a troca nas gestões municipais recentes que culminou também na troca de pessoas nas defesas civis a capacitação presencial se fez mais efetiva.

Capacitação Presencial da 9° CORPDEC