Bombeiros concluem Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) em Foz do Iguaçu 24/06/2022 - 14:00

A Marinha do Brasil, autoridade marítima brasileira, através da Diretoria de Portos e Costa, realizou nesta sexta-feira (24), no Posto de Bombeiros Vila A, a entrega dos Certificados e da Carteira de Habilitação para Tripulação e Condução de embarcações de até 08 (oito) metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo LAEP-7 com motor de centro e moto aquática à 27 bombeiros do Estado do Paraná, uma policial civil do Estado do Tocantins e dois servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O ato encerrou as atividades do Curso Especial Para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado pela Marinha através da Capitania Fluvial do Rio Paraná. A capacitação realizada entre os dias 20 e 24 de junho, abordou aspectos fundamentais e técnicos de condução e manobras para conduzir e tripular embarcações do serviço público para as atividades de salvamentos, resgates, e transportes aquáticos.

Além das aulas teóricas, os habilitados tiveram um dia intenso de atividades práticas no Lago de Itaipu, com lancha flexboat e moto aquática (jet-ski). Também foram inseridas ações de salvamentos com “SLED”, uma prancha acoplada à moto aquática, desenvolvida para resgate de vítimas em meio líquido.

A parceria entre a Marinha e o Corpo de Bombeiros contribui para a formação de profissionais com a mentalidade voltada para a garantia da segurança da navegação, de responsabilidade pessoal e coletiva, da sustentabilidade de meio ambiente e da preservação da vida humana.

IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA SERVIÇO DO CORPO DE BOMBEIROS
Este curso é parte de uma série de outros já realizados no 9º Grupamento de Bombeiros em parceria com a Capitania Fluvial do Rio Paraná, que tem a jurisdição de habilitar e regular condutores de embarcação dentro das normas da navegação interior.

Com mais esta capacitação, o Comando do Corpo de Bombeiros amplia o leque de capacidades profissionais dos militares da Corporação a fim de atender as diversas demandas do serviço em meio líquido, como salvamentos, resgates e buscas  em rios, lagos e litoral do Estado.

Para o 9ºGB que abrange 11 municípios da região oeste do Paraná, banhados pelo Rio Paraná, Iguaçu e Lago de Itaipu, a habilitação é extremamente necessária para o exercício do serviço, em ocorrências de busca de pessoas e objetos, além da atuação periódica preventiva durante a Operação Verão nas praias artificiais do Lago de Itaipu.