COMEMORAÇÃO PELOS 24 ANOS DO SIATE EM FOZ DO IGUAÇU E 106 ANOS DO MUNICÍPIO 10/06/2020 - 15:25

Hoje além do aniversário da cidade de Foz do Iguaçu, completando hoje 106 anos, o 9º Grupamento de Bombeiros também comemora os 24 anos de criação do SIATE (Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência) no município.

O SIATE foi implantado em Foz do Iguaçu/PR no dia 10 de junho de 1996 através de Convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública, Secretaria Estadual da Saúde e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Tal convênio possibilita o emprego de recursos oriundos dos três órgãos pactuantes, de maneira que à Secretaria Estadual da Saúde compete o fornecimento de veículos tipo Ambulância, à Secretaria Estadual de Segurança Pública, administra e sedia o Serviço nas Unidades do Corpo de Bombeiros bem como emprega nas atividades bombeiros militares com capacitação em socorros de urgência e emergência e à Prefeitura de Foz do Iguaçu, disponibiliza equipe média e de enfermagem bem como insumos utilizados nos atendimentos pré-hospitalares e hospital de referência.

Ao longo destes mais de vinte anos milhares de vidas foram salvas e o SIATE se transformou numa marca de excelência em atendimento pré-hospitalar tendo grande confiança por parte da população.  O serviço é operado por bombeiros militares do 9º Grupamento de Bombeiros e dirigido por Oficiais da Corporação e médicos da Prefeitura de Foz do Iguaçu. As ocorrências de socorro pré-hospitalar demandadas diariamente pelo telefone de emergência 193 correspondem a mais de 60 por cento de todas as solicitações atendidas pela Corporação que funciona ininterruptamente 24 horas por dia.

Neste 10 de junho de 2020, comemoramos com muita alegria 24 anos deste serviço em Foz do Iguaçu, que desde sua implantação tem sido referência de confiança e sucesso, possibilitando o salvamento diuturnamente de muitas pessoas com elevado grau de destreza e segurança.

Também é oportuno salientarmos que nestes mais de 20 anos, nosso querido SIATE em parceria com o Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras mantém o Projeto “URSINHOS DO SIATE” onde este renomado Clube de Serviços viabiliza a aquisição de pelúcias caracterizadas com réplica do colete de socorrista do Corpo de Bombeiros.  Durante o atendimento de emergência onde figuram crianças como vítimas em acidentes de trânsito, acidentes domésticos, quedas, afogamentos, queimaduras, entre outros tipos de trauma, os socorristas entregam um “URSINHO DO SIATE”. Esse gesto funciona como um mecanismo lúdico para se obter a confiança destas crianças, facilitando assim a comunicação necessária entre vítima e socorrista permitindo se obter melhores diagnósticos que resultam em intervenções pré-hospitalares mais seguras e acertadas.

Ao longo destes anos, esse projeto também já contou com a participação da Receita Federal do Brasil na doação de pelúcias, que após caracterizadas pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras, são entregues à direção do SIATE para disponibilização em todas as ambulâncias do 9º Grupamento de Bombeiros.

Convicto de que estamos mantendo um caminho certo e contínuo, externo meus sinceros agradecimentos ao Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras pela seriedade na condução desse projeto, na pessoa do presidente Antonio Krefta, neste ato representado pelos rotaryanos aqui presentes: Francisco Romão, Cláudio Dotto, Maria Cristina Dotto, Regina Godoy, Aidê Resende Vivian e Luiz Roberto Vivian.

Agradeço também a toda equipe médica e de enfermagem na pessoa do Técnico em Enfermagem Antônio Carlos Seixas.

Por fim e em especial aos demais bombeiros militares deste 9º Grupamento de Bombeiros que possibilitam a manutenção em alto nível do nosso estimado Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência.

Parabéns pelos 24 anos de sucesso deste serviço público.

Major QOBM Antonio Schinda,

Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros.