Capacitação para integração:  9ºGB realiza instrução para Agentes Patrimoniais em Foz 09/12/2020 - 17:50

O 9ºGB realizou uma nesta terça-feira (09/12) jornada de capacitação técnica de um grupo de Agentes Patrimoniais do Municípios de Foz do Iguaçu para cooperação nas atividades de combate à incêndios no município durante o período de seca.

O grupo de 13 agentes foi selecionado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública da cidade para participar dessa nova jornada de capacitação que busca capacitar servidores de diversas instituições para conhecimento e suporte em eventuais acontecimentos que demandem a cooperação entre instituições na região de Foz do Iguaçu.

Aspectos teóricos e práticos foram ministrados pelos Tenentes Valenga e Jessé e pelo 3º Sgt. Bernal. Questões relacionadas às características dos incêndios, fatores que influenciam queimadas bem como o comportamento do fogo, buscaram mostrar aos agentes do município a importância do conhecimento na identificação dos incêndios para o melhor uso das ferramentas e materiais disponíveis maximizando, assim, os resultados nesse tipo de combate.

O uso do EPI e EPR também tiveram um espaço de destaque na capacitação, que apontou a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção e respiração individuais, reforçando os conceitos de segurança.

DADOS

Desde o começo do ano, somente na cidade de Foz do Iguaçu, houve 265 atendimentos aos incêndios ambientais que ocorrem em terrenos urbanos, florestais com capacidade de ganhar tamanho ou mudar de direção muito rapidamente superando obstáculos naturais ou criados pelo homem, utilizando a matéria orgânica existente nesses lugares como combustível.

INTEGRAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES

Os esforços para essa integração vêm ao encontro dos interesses do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu em cooperar com os propósitos da segurança pública e defesa social.

A sequia do verão e as altas temperaturas tornam necessárias ações conjuntas no combate aos incêndios ambientais principalmente no período de estiagem, onde ações humanas indevidas, como a prática de queimadas que muitas vezes fogem ao controle, levam a danos associados a estes distúrbios, gerando prejuízos financeiros, ambientais e para saúde humana.

Com isso, o 9º Grupamento de Bombeiros buscando objetivar um plano de auxílio mútuo de prevenção e combate aos incêndios estendeu, nesta etapa, o convite à SMSP de Foz do Iguaçu, o qual foi acatado pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva.

Convencidas da importância de promover a cooperação mútua, ambas instituições ratificaram a necessidade de fortalecer a cooperação interinstitucional, com a elaboração e consolidação de programas voltadas para a prevenção, controle e combate aos eventos críticos ambientais, associadas a instrumentos técnicos, dados confiáveis e pessoal qualificado que permitam evitar incêndios dessa natureza.