Corpo de Bombeiros conclui capacitação para casos de desastres e emergências 21/06/2022 - 10:47

Foi concluído hoje na cidade de Medianeira, a capacitação e atualização de agentes de defesa civil e gestores municipais das cidades pertencentes à 9ª CORPDEC.

O processo foi dividido em duas etapas, EAD e presencial, reunindo cerca de 45 e 22 agentes em cada uma delas, abrangendo os 11 municípios que fazem parte da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

O maior objetivo das ações de Defesa Civil é a proteção da vida e a redução do risco de desastres. Para tanto, as políticas públicas nessa área incluem, além de ações estruturais e preparação das comunidades em áreas de risco, também a capacitação dos agentes de defesa civil, formando continuamente estes profissionais para a gestão de riscos e ações de proteção civil, estabelecendo orientações de prevenção, mitigação, preparação, resposta burocrática para a reconstrução em momentos de desastres, em consonância com as entidades e órgãos que tratam do assunto em âmbito nacional.

Nas instruções, foram abordadas formas de criar, estabelecer e fortalecer uma rotina de aprendizado em ações, numa perspectiva técnica relacionada às atividades diárias de Defesa Civil e ações necessárias em situações de desastres, como padronização de conceitos, táticas, técnicas e conhecimentos sobre Proteção e Defesa Civil estabelecendo padrões de procedimentos necessários para Plano de Contingência.

Além disso, foi debatido questões ligadas ao auxílio nas etapas necessárias aos municípios para homologação de situação de emergência e reconhecimento federal da situação de emergência. Este processo é muito importante para o gestor público, pois é onde ele precisa atender demandas burocráticas especificas para liberação de benefício ao cidadão atingido como FGTS, Seguro Rural, materiais e outras ajudas dos governos estaduais e federal além de ajuda humanitária.

Em ambas etapas da atualização, os agentes e gestores realizaram ambientação com o Sistema de Defesa Civil (SISDC), SISDC Mobile e Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), onde em colaboração com o Corpo de Bombeiros, elabora-se a análise de Planos de Contingência dos municípios. O conhecimento do processo sistemático de uso de políticas administrativas, organização, habilidades operacionais para implantar políticas e fortalecer as capacidades de enfrentamento, foi introduzido na grade visando reduzir o impacto negativo de um evento de desastre, através de uma primeira resposta organizada.

A GESTÃO RESILIENTE E CONSTANTE

A gestão do risco de desastre se faz, na maior parte do tempo, em períodos de normalidade, com medidas de prevenção e preparação, para que a ocorrência do desastre seja menos impactante e a resposta e reconstrução sejam mais eficazes.

Com a evolução e ampliação da Defesa Civil, que pode ser definida como a atuação da sociedade organizada na proteção de si própria, hoje se trabalha com a gestão integrada de risco e desastre. É esta integração com os órgãos governamentais, em ações que visam coordenar procedimentos, que o Corpo de Bombeiros também age a fim de prevenir, evitar e minimizar riscos e desastres, reduzindo danos e prejuízos, inclusive após o acontecimento de um evento danoso.