DEFESA CIVIL EM AÇÃO 30/10/2021 - 13:02

Durante essa semana a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, prefeituras, Copel, Sanepar e demais instituições  realizaram diversas ações de resposta aos danos causados por fortes tempestades e vendavais que atingiram o Interior do Paraná. A região foi afetada por um temporal de grandes proporções, onde os ventos chegaram a mais de 70 km/h. Houve um óbito, 154 desalojamentos e mais de 3 mil casas danificadas, bem como 900 postes derrubados e 7.300 emergências atendidas no Interior do Estado do Paraná. 

As tempestades causaram danos expressivos na região, como quedas de árvores, destelhamentos, queda de energia elétrica e prejuízo em lavouras. 

O Geólogo Marcos Vinicius e o Técnico Jerônimo, representantes da Defesa Civil Nacional, foram recebidos pelo Ten.-Cel. Antônio Schinda nessa terça-feira, 26 de outubro, na região do 9º GB, com a finalidade de analisar a situação de municípios que foram afetados.

Os analistas iniciaram seus trabalhos na terça-feira com uma visita à UNIOESTE de Foz do Iguaçu, onde foram recebidos pelo Diretor do Campus, Fernando José Martins, e averiguaram os danos do local e a possibilidade de levantamento de recursos. A Universidade foi fortemente afetada pela ação das chuvas, com danos em sua estrutura de telhados, janelas e portas de vidro, equipamentos, documentos, entre outros materiais. 

No dia seguinte, os analistas seguiram à cidade de Ramilândia, realizando uma reunião com o prefeito, Edson dos Santos, e com todas as Secretariais, onde ficaram dois dias elaborando o Plano de Trabalho para Reconhecimento Federal. 

Em paralelo, a Defesa Civil Estadual também vem elaborando o Processo Estadual para a solicitação de recursos, contando com o trabalho do representante regional da Defesa Civil, Ten. César Piana e dos Coordenadores Municipais. 

O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Cel. Fernando Schunig, também vieram à Foz do Iguaçu, realizando reconhecimento na UNIOESTE e participando de reunião com o prefeito, Chico Brasileiro.

Na sexta feira finalizou-se a elaboração do processo de reconhecimento federal de Situação de Emergência em Foz do Iguaçu, esforço da ação conjunta da Civil Nacional, Estadual e Municipal e instituições locais.

GALERIA DE IMAGENS